Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3990
Título: Análise custo/volume/lucro como ferramenta gerencial: o caso de uma salgaderia no município de Cacoal (RO)
Autor(es): Santos, Bruno Henrique da Silva.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Custeio variável
Custo/Volume/Lucro
Margem de contribuição
Data do documento: 16-Dez-2022
Citação: SANTOS, Bruno Henrique Silva. Análise custo/volume/lucro como ferramenta gerencial: o caso de uma salgaderia no município de Cacoal (RO). Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em salgaderia no município de Cacoal-RO, enquadrada como Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo da pesquisa foi conhecer as necessidades informacionais no que tange a ferramentas gerenciais que indiquem quanto será necessário produzir e vender para estabelecer metas e obter lucro. Os procedimentos metodológicos foram realizados em 03 (três) etapas: I. caracterizou-se como exploratória, e buscou-se sobre conhecer as necessidades informacionais do usuário em relação ao custo, volume e lucro de seus produtos comercializados; II. constituiu-se na aplicação do método de análise de custo, volume e lucro (CVL); III. De levantamento, pois os resultados foram apresentados ao empreendedor e o mesmo respondeu ao teste de usabilidade da metodologia utilizada para mensurar os custos e realização simulações para a tomada de decisão. O objetivo da pesquisa foi alcançado por meio da análise CVL e foram apresentados os resultados e simulações. Os empreendedores (usuários) que não utilizavam nenhum método para apuração dos custos reconheceram a importância após terem acesso aos resultados e admitiram que irão começar a usar o método de análise CVL, de agora em diante, aprovaram a metodologia e atribuíram ‘nota 10’ em escala de zero a dez. Com o teste de usabilidade podemos perceber a importância de apresentar ferramentas de apuração de custos aos microempreendedores e empresas de pequeno porte, pois elas geram diversas informações uteis e que auxiliam na tomada de decisão, nos mais diversos ramos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador (a): Profa. Dra. Liliane Maria Nery Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3990
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Bruno_Henrique.pdf763,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador