Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3992
Título: Análise Regional dos Empregos em Rondônia: um estudo a partir do Quociente Locacional
Autor(es): Silva, Gilvânia Antônia
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Quociente locacional
Empregos
Rondônia
Data do documento: 20-Dez-2022
Citação: SILVA, Gilvânia Antônia. Análise Regional dos Empregos em Rondônia: um estudo a partir do Quociente Locacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: Esta pesquisa realiza uma análise regional da distribuição territorial dos empregos gerados em Rondônia entre os anos de 2010 a 2020, e identifica os setores econômicos que mais proporcionaram empregos diretos no período. O estudo possui abordagem quantitativa e análise qualitativa, pois utilizou dados secundários de registros oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. Para isso, utilizou-se do método do Quociente Locacional (QL), que indica a concentração relativa de determinado setor da atividade produtiva em uma região, após comparação com outras regiões. Os resultados indicam que os empregos formais em Rondônia não possuem alta concentração e distribuição equitativa entre os setores da economia rondoniense. Destaca-se o setor agropecuária com a concentração maior nas regiões do Cone Sul, Café e Zona da Mata, seguido do setor da indústria de transformação, com alta e média concentração em todas as regiões analisadas. Já o setor do extrativismo mineral alcançou média concentração nas regiões do Vale do Jamari e Madeira-Mamoré.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Charles Carminati de Lima.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3992
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Gilvania_Antonia.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador