Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3999
Título: Carreira profissional das mulheres no esports: desafios e possibilidades
Autor(es): Sens, Isis Valéria.
Palavras-chave: Jogadoras
eSports
Mulheres no esports
Preconceito
Machismo
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: Há muita relutância à imagem e presença das mulheres no eSports e nos jogos, e mesmo que elas estejam tentando conquistar espaço nessa área, ela ainda se apresenta como uma possibilidade promissora, de maior forma, para os homens. Fundamentado nisso, a pesquisa teve como objetivo analisar os principais desafios e possibilidades enfrentados pelas jogadoras de esportes eletrônicos residentes no estado de Rondônia. A pesquisa foi descritiva e exploratória, utilizando método dedutivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e questionário estruturado no Google Forms. As participantes foram 15 mulheres, jogadoras de videogame, residentes no estado de Rondônia, selecionadas intencionalmente. Verificou-se que a maioria das jogadoras são jovens, de baixa renda, porém tem uma boa escolaridade. As jogadoras percebem o eSports como uma oportunidade de carreira, mas ainda não se integraram no ambiente profissional. Entendem que ainda há muito machismo, preconceito e esse ambiente é pouco receptivo às mulheres, porém essa não é a única dificuldade enfrentada quando tentam ser profissionais. No entanto, mesmo com todas essas dificuldades, as mulheres têm conquistado um espaço maior neste ambiente dominado pelos homens. Recomenda-se que as jogadoras continuem empenhadas em conseguir seu espaço, participando de competições oficiais e produzindo mais conteúdos de jogos, para que sejam percebidas e respeitadas no eSports.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Simone Marçal Quintino
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3999
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Isis____Versao_Final.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador