Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Adriana Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-01-11T18:45:51Z-
dc.date.available2023-01-11T18:45:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDIAS, A. R. O brincar e suas potencialidades no processo de transição para o 1º ano do ensino fundamental. 2022. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4008-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Josiane Brolo.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa ressaltar a importância do brincar e suas potencialidades no processo de transição dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Partimos do pressuposto de que os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem significativamente mais alegria na aprendizagem se puderem intercalar as brincadeiras com os estudos. O presente trabalho se justifica por contribuir com a expansão dos estudos sobre a importância do brincar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, pois, muito se é pensado sobre o brincar na Educação Infantil, mas pouco se fala sobre a importância das brincadeiras após esse período. Deste modo, essa pesquisa demonstrou que a ludicidade também pode e deve ser trabalhada com as crianças durante o Ensino Regular, principalmente durante sua alfabetização e letramento. A pesquisa aqui desenvolvida é de estrutura qualitativa, pautada em estudos bibliográficos e observação in loco. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola privada, da cidade de Vilhena-RO, com 15 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Essas crianças possuem entre 6 e 7 anos de idade, e a maioria advém da Educação Infantil. A pesquisa teve duração de 3 meses, e ocorreu no ano de 2022. Os dados foram coletados mediante observação e registro fotográfico. Constatamos que as brincadeiras dão às crianças o ímpeto para construir novos conhecimentos e habilidades, então, brincar torna-se uma fonte inesgotável de conhecimento. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas auxiliem os profissionais da educação a compreenderem o quanto o brincar é importante, principalmente no processo de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. E que os mesmos ofereçam uma educação que possibilite o desenvolvimento integral do educando, valorizando e respeitando as potencialidades de cada aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-04T21:28:48Z No. of bitstreams: 1 TCC_ADRIANA_VERSÃO FINAL.pdf: 1087954 bytes, checksum: a67b12bdb31dfdb26b7582d2cd176109 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:40:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ADRIANA_VERSÃO FINAL.pdf: 1087954 bytes, checksum: a67b12bdb31dfdb26b7582d2cd176109 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:42:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ADRIANA_VERSÃO FINAL.pdf: 1087954 bytes, checksum: a67b12bdb31dfdb26b7582d2cd176109 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T18:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ADRIANA_VERSÃO FINAL.pdf: 1087954 bytes, checksum: a67b12bdb31dfdb26b7582d2cd176109 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectPotencialidadespt_BR
dc.subjectTransição - ensino fundamentalpt_BR
dc.titleO brincar e suas potencialidades no processo de transição para o 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ADRIANA_VERSÃO FINAL.pdfArquivo Final1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.