Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLara, Fabiana de Oliveira de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-01-11T18:46:20Z-
dc.date.available2023-01-11T18:46:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLARA, F. O. V. Brincando e aprendendo: o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na educação infantil. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4009-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanatopt_BR
dc.description.abstractO brincar está presente na vida das crianças desde muito cedo. Muitos teóricos consideram que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Colabora para a participação nas atividades em grupos, também o respeito às regras e construção da identidade social e cultural. Por isso, na Educação Infantil, o brincar é um dos eixos estruturantes do processo de aprendizagem. Ao pensar no referido tema, surgiu a seguinte indagação: De que maneira o brincar faz parte do contexto da educação infantil? Este trabalho teve como objetivo geral compreender o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Como objetivos específicos: descrever, em diferentes períodos históricos, a prática educativa destinada às crianças da Educação Infantil; reconhecer a relevância do brincar para o desenvolvimento das crianças; e analisar a contribuição do brincar no desenvolvimento escolar dessas crianças. A pesquisa teve cunho bibliográfico e os teóricos que fundamentaram-a, foram: Oliveira (2011), Kramer (2003), Maluf (2007), Wajskop (1990), Haetinger (1998). Também foi consultada a Base Nacional Comum Curricular (2018). Essa pesquisa possibilitou entender que o brincar faz parte da vida das crianças desde o nascimento, pois se encontra no contexto social e no cotidiano mesmo através das brincadeiras livres, sem fins pedagógicos. Ao entrar na escola a criança passa a interagir com outras crianças e, assim, aprendem a partir das mais diversas brincadeiras, tais como, nas de roda, nas danças, nos jogos, nas músicas, nas histórias, etc. Partindo do pressuposto de que elas aprendem com as brincadeiras, estas podem ser usadas intencionalmente como recursos pedagógicos relevantes e eficientes, o brincar possibilita que as crianças vivenciem várias situações reais do cotidiano de forma lúdica e prazerosa, ao imaginar, recriar e criar, novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-09T19:28:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_FABIANA_DE_OLIVEIRA_DE_VASCONCELOS_LARA_.pdf: 568526 bytes, checksum: 977f270c454733c6c8ed5d5fa36a5557 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_FABIANA_DE_OLIVEIRA_DE_VASCONCELOS_LARA_.pdf: 568526 bytes, checksum: 977f270c454733c6c8ed5d5fa36a5557 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-01-11T18:43:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_FABIANA_DE_OLIVEIRA_DE_VASCONCELOS_LARA_.pdf: 568526 bytes, checksum: 977f270c454733c6c8ed5d5fa36a5557 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T18:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Arquivo Final_FABIANA_DE_OLIVEIRA_DE_VASCONCELOS_LARA_.pdf: 568526 bytes, checksum: 977f270c454733c6c8ed5d5fa36a5557 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleBrincando e aprendendo: o brincar como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Arquivo Final_FABIANA_DE_OLIVEIRA_DE_VASCONCELOS_LARA_.pdfArquivo Final555,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.