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Título: Pessoas em situação de rua no Brasil: direitos humanos e educação social de rua
Autor(es): Gera, Leda Ferreira Arcanjo
Palavras-chave: Pobreza
Situação de rua
Educação social
Justiça social
Data do documento: 2022
Citação: GERA, L. F. A. Pessoas em situação de rua no Brasil: direitos humanos e educação social de rua. 2022. 81 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: A pobreza é um fenômeno que atinge inúmeras pessoas no Brasil e, como consequência disso, a rua tem tornado-se local de ocupação e sobrevivência dessa população. Pensando nisso, decidimos fazer uma pesquisa para conhecer as circunstâncias e as razões pelas quais tantas pessoas tem enfrentado esse cruel destino. Além disso, a realização desta pesquisa, justifica se pela carência de produção bibliográfica e pela necessidade de elaboração de materiais científicos para que sirvam de apoio aos profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos das pessoas em situação de rua, principalmente as que trabalham com Educação Social. Essa pesquisa é qualitativa e tem como referencial teórico-metodológico a Fenomenologia, de Maurice Merleau Ponty e a Sociologia do Cotidiano, de José Machado Pais. O objetivo geral, foi mapear profissionais e instituições que pesquisam e/ou trabalham com pessoas em situação de rua no Brasil. Em específico, identificar as atividades desenvolvidas e descobrir como a Educação Social de rua contribui para este processo de garantia de direitos humanos e justiça social. Após a pesquisa bibliográfica e documental, fizemos uma produção de dados online que se iniciou a partir da rede Situação de Rua no Instagram. Essa Rede é coordenada pelo grupo Humanize/DACIE/UNIR. Realizamos a pesquisa através de um observatório online, para a produção e análise dos dados. Os resultados foram analisados a partir de gráficos, disponíveis no final da pesquisa. Para facilitar a análise de dados, distribuímos os grupos em sete categorias: 1). Organizações Não Governamentais (ONG) 2). Políticas públicas 3) Ações sem fins lucrativos 4) Associações 5) Instituições religiosas 6) Institutos e 7) Fundações. As ações foram mapeadas por região, grupos e ações desenvolvidas e foram classificadas em Socioassistencial, Políticas Públicas, Educação, saúde e garantia de direitos. Esse recorte, permitiu-nos verificar como essa população sobrevive, o que sentem, como são ou não identificadas pelo sistema e em que grau são ou não prioridade nas pautas de governo. Também foi possível conhecer de que forma esses profissionais atuam na defesa e garantia de seus direitos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4013
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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