Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4037
Título: A Influência da governança corporativa nos investimentos em P&D das empresas listadas na B3
Autor(es): Teixeira, Yago da Silva
Palavras-chave: Governança corporativa
Pesquisa e desenvolvimento
B3
Data do documento: 2022
Citação: TEIXEIRA, Yago da Silva. A influência da governança corporativa nos investimentos em P&D das empresas listadas na B3. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2022.
Resumo: A Pesquisa e Desenvolvimento é um tema importante para empresas dos mais diversos setores, pois gera inovação, produtividade e sustentabilidade, fatores importantes que geram vantagem competitiva. A fim de analisar quais mecanismos da Governança Corporativa influenciam os investimentos em P&D das empresas listadas na B3, realizou-se a análise de regressão com dados em painel de efeitos fixos, no período de 2010 a 2020. Para isso, de um universo de 477 empresas, chegou-se a uma amostra de 61 empresas que tiveram em, pelo menos, 1 ano, gastos relacionados com P&D. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que, apesar das hipóteses de que a independência do conselho, concentração de propriedade e dualidade do CEO não influenciam os gastos com P&D de forma positiva e negativa, no caso da última, a partir da rejeição das hipóteses, observou-se uma relação negativa das duas primeiras com P&D. A partir disso, conclui-se que os investimentos organizacionais em pesquisa e desenvolvimento podem ser explicados por alguns dos mecanismos de governança corporativa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4037
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf678,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.