Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4043
Título: História, memória e amazonicidade na obra literária “Esperança: 50 anos depois...”, do escritor Paulo Saldanha
Autor(es): Félix, Edinéia de Almeida
Souza, Tatiane Simão
Palavras-chave: Literatura amazônica
História
Memória
Data do documento: 2019
Citação: Félix, Edinéia de Almeida, Souza, Tatiane Simão. História, memória e amazonicidade na obra literária “Esperança: 50 anos depois...”, do escritor Paulo Saldanha. 19 f. Artigo Científico. ( Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2019.
Resumo: Este trabalho insere-se no campo da Literatura Amazônica/Regional e apresenta uma análise da obra literária “Esperança: 50 anos depois...”, de autoria do escritor rondoniense Paulo Saldanha, destacando-se os elementos formais e temáticos, recorrendo à história, memória e ao discurso como recursos composicionais. A pesquisa é relevante porque há poucos trabalhos sobre a temática em questão, portanto, ela contribuirá para o registro e a valorização da História e da Literatura amazônicas. A investigação será norteada pelo seguinte questionamento: de que forma a memória e a história se inter-relacionam na obra em estudo, expressando os aspectos da formação sociopolítica, histórica, geográfica e cultural dos seringais da Amazônia? A pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa foi desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2019, sendo fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria e da Análise literária e pelos estudos da Literatura de expressão amazônica. Dentre os autores que fundamentaram a elaboração da pesquisa, destacam-se: Reis (2012), Loureiro (2014), Souza (2014), Halbwachs (2003), Baccega (2007), Nunes (2013), Pinto (2016), Marconi e Lakatos (2017), Moisés (2007 e 2012), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que o estudo da literatura de expressão amazônica/regional ainda é incipiente, portanto, a análise da obra em tela possibilitou a compreensão e o registo de elementos da história e da memória dos povos que participaram do processo de ocupação da Amazônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4043
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EDINEIA E TATIANE.pdf713,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.