Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4048
Título: Soroban físico adaptado para o meio digital e suas implicações nos processos de formação de professores
Autor(es): Martins, Cledenilson de Souza
Palavras-chave: Educação escolar
Soroban
Visionsoroban
Data do documento: 2021
Citação: MARTINS, Cledenilson de Souza. Soroban físico adaptado para o meio digital e suas implicações nos processos de formação de professores. 2021. 104 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A importância de refletir sobre a temática da Educação Especial, bem como apoiar as práticas docentes para o atendimento junto aos Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE), deve simultaneamente estar vinculada aos processos de formação de professores. Em especial, destacamos o ensino da matemática, que pode ser ampliado, pelo fornecimento de acessibilidade de cunho pedagógico e também atitudinal, dentre outros tipos de acessibilidade. Mas, em especial essas duas: a pedagógica, pois é estimulada nas formações capacitando os docentes ao uso de técnicas e instrumentos e a ampliação vem pela acessibilidade atitudinal daqueles que buscam não somente se capacitar, buscam formas de poder levar consigo o outro em uma educação para todos. Esta pesquisa-ação tem por objetivo desenvolver um curso de formação continuada de professores para aprendizagem da matemática por meio do soroban com vistas à atualização tecnológica no soroban, sendo intitulada de “Soroban físico adaptado para o meio digital e suas implicações nos processos de formação de professores”. Pesquisa realizada no contexto do município de Guajará-Mirim, destinada a atender a necessidade de professor cego formador de professores para uso do soroban no Atendimento Educacional Especializado, promovendo curso de formação de professores que contou com a participação de docentes, egressos e alunos de licenciaturas deste município. A pesquisa identificou os pontos a serem trabalhados, através de acompanhamento em curso inicial. A partir disso, buscou-se como possibilidade a construção de um artefato tecnológico denominado “Visionsoroban” e aplicou o uso deste com vistas ao acompanhamento dos impactos que as alterações tecnológicas no soroban produziu nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática dos professores no curso de formação sobre o uso do soroban. Cabe observar que o professor formador é uma pessoa cega e os demais participantes da pesquisa são professores e estudantes sem deficiência visual. Para tanto, realizou-se a intervenção na ação do professor cego para o melhor atendimento aos professores em formação, mediante apresentação de um plano de trabalho conjunto entre os pesquisadores e professor formador, o que acabou resultando na construção do “Visionsoroban” como forma de promover aspectos interacionais e de autonomia ao professor formador. O resultado desta pesquisa culminou na certificação de 14 alunos no curso de soroban on-line, na construção e afirmação do artefato tecnológico Visionsoroban como tecnologia educacional assistiva, que possibilitou o ensino do soroban através de aulas remotas em tempo real, promovendo aspectos interacionais e de autonomia ao professor formador.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4048
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.