Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4049
Título: A temática indígena na perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de Rondônia: possibilidades para a desconstrução de estereótipos a partir de um aplicativo digital
Autor(es): Oliveira, Ayrton Schupp Pinheiro
Palavras-chave: Currículo intercultural
Estudos culturais
Indígenas
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Ayrton Schupp Pinheiro. A temática indígena na perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de Rondônia: possibilidades para a desconstrução de estereótipos a partir de um aplicativo digital. 2021. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A formação dos sujeitos possivelmente se efetivam em uma relação com o espaço que começa dentro do ventre, e quando entram no mundo são afetados por um conjunto de sentidos e emoções, todos permeados pelas relações sociais que desenvolvem na família, na igreja, através da mídia, na escola e outros espaços sociais. Neste sentido, temos a finalidade de expressar alguns elementos desta construção traduzidos em compreensões de estudantes não indígenas do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da cidade de Cacoal no Estado de Rondônia que engloba a questão das representações sobre os povos indígenas. Priorizamos neste estudo alguns conceitos que perpassam o campo dos Estudos Culturais, tais como a representação, a identidade e as diferenças, entre outros. Além disso, desejamos expôr o conceito de territorialidade. Os autores e autoras escolhidos, entre outros, são: Hall (1997), Bhabha (1991), Costa (2016), Bonin (2015) e Ibañez (1979). O objetivo geral deste estudo foi compreender as concepções sobre os povos indígenas produzidas por estudantes não indígenas do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Efetivamos a pesquisa em uma perspectiva qualitativa e ancorada na estratégia da bricolagem de Kincheloe (2003) e outros. Por meio de entrevistas semiestruturadas e pelo Grupo de Discussão, registramos as contribuições dos estudantes buscando analisar e propor alternativas para o currículo, especialmente de Geografia ancorado na Lei 11.645/2008. A pesquisa mostra os significados da temática indígena com foco na desconstrução dos preconceitos e estereótipos fomentados pelo sistema cultural e enraizados na sociedade rondoniense. Os resultados apontam que as representações sobre os indígenas e suas identidades se formam no espaço cultural familiar, nos círculos de amizade, através da mídia e no âmbito escolar. As análises sugerem que as identidades indígenas de Rondônia resultam da mesma caricatura do indígena brasileiro, ou seja, carrega sobre si, a imagem estereotipada apresentada pela mídia e que se propaga na sociedade. As concepções trazidas pelos estudantes não indígenas do Instituto Federal de Rondônia mostram visões aparentemente desconexas acerca das realidades dos indígenas de Rondônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4049
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.