Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4057
Título: Práticas extensionistas no curso técnico em administração concomitante ao ensino médio do IFRO
Autor(es): Macedo, Saulo Souza de
Palavras-chave: Atividades extensionistas
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino médio tecnológico
Data do documento: 2021
Citação: MACEDO, Saulo Souza de. Práticas extensionistas no curso técnico em administração concomitante ao ensino médio do IFRO. 2021. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar a realização das atividades extensionistas como princípio educativo do Curso Técnico em Administração concomitante ao Ensino Médio do IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte. Trata-se de um trabalho de caráter qualitativo, com abordagem documental, que se empenhou em levantar a ação protagonista dos alunos do curso na realização das atividades extensionistas, uma vez que tais atividades se configuram como princípio educativo de fundamental importância para o currículo integrado da educação profissional, pautado na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Como forma de promoção de tais atividades, foi desenvolvido o Aplicativo de Apoio às Práticas Extensionistas (APPExt), cujos requisitos foram levantados por meio da análise das atividades extensionistas realizadas para o curso em questão e também dos seus relatórios finais, em que se buscou identificar possíveis dificuldades para a prática extensionista do curso, uma vez que o distanciamento social e outras medidas de contenção da pandemia da COVID-19, atreladas à falta de regulamentação do IFRO para a extensão no período pandêmico, reforçam a necessidade da mediação de tecnologias da informação e comunicação. A pesquisa foi mobilizada por meio da consulta aos documentos oficiais, públicos e registrados no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do IFRO, dos quais 11 tratam do registro da proposta de atividade de extensão e apenas 4 apresentaram relatórios finais de atividade, desenvolvidas para/com alunos e turmas do Curso Técnico em Administração do IFRO, considerando os últimos cinco anos. As propostas foram analisadas à luz da Resolução 31/CONSUP/IFRO/2017 (Resolução da Extensão do IFRO), em relação aos objetivos, princípios e tipos de atividades, além de enquadrá-las metodologicamente em possíveis ou não de serem aplicadas no distanciamento social, atribuindo-se notas de 0 a 12, dependendo do atendimento a cada critério estabelecido; as dificuldades foram analisadas a partir dos relatos dos servidores apontados nos relatórios finais de atividades. Dessa forma, com base nos dados analisados, foi possível propor atividades extensionistas para o curso, considerando também o cenário de distanciamento social, com a indicação dos pontos de dificuldade e possíveis soluções, apresentando-se como um convite à prática extensionista no Curso Técnico em Administração, cujo compartilhamento se dá por meio de aplicativo mobile (APPExt), também oferecido como produto educacional. Os resultados da pesquisa apontam que é necessário maior investimento de recursos físicos, financeiros e pedagógicos, para que haja a efetivação das atividades extensionistas como princípio educativo do Curso Técnico em Administração.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4057
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.