Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4069
Título: Imagens da matemática: tecnologias sociais em escolas rurais de Ariquemes, Rondônia
Autor(es): Lopes, Junia de Souza
Palavras-chave: Etnomatemática
Tecnologias sociais
Escolas rurais
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, Junia de Souza. Imagens da matemática: tecnologias sociais em escolas rurais de Ariquemes, Rondônia. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A pesquisa discorre sobre a Matemática, em específico a etnomatemática e seus vínculos com atividades pedagógicas de docentes de escolas rurais do município de Ariquemes, Rondônia, região Amazônica, Norte do Brasil. O objetivo geral é identificar e analisar as ações pedagógicas vinculadas ao ensino da Matemática em escolas rurais. Ao desdobrá-lo, surgem outros objetivos, mais específicos: identificar e analisar os principais referenciais sobre o ensino da Matemática em documentos oficiais no campo da Educação; pesquisar quais as ferramentas tecnológicas auxiliam os professores nos processos de ensino e aprendizagem no interior de escolas rurais; elaborar materiais pedagógicos sociais que viabilizem melhores condições de ensinar Matemática a partir das realidades de crianças e jovens que residem e estudam em áreas rurais. Ao longo da investigação, busca-se responder às seguintes indagações: Quais as imagens da Matemática construídas ao longo do processo histórico das ciências, e o que dizem os documentos oficiais sobre atividades para as escolas rurais? O que dizem os agentes escolares sobre a relação da Matemática com as atividades cotidianas dos educandos rurais? Quais os materiais pedagógicos apresentam sentidos e significados para a aprendizagem da Matemática no interior da escola rural? Esta investigação qualitativa traz, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental - legislações sobre educação, fotografias e entrevistas semiestruturadas, que ocorreram por meio de plataformas on-line. No âmbito da Pesquisa-Ação, focou-se na elaboração de material pedagógico, a partir das realidades de crianças e jovens que residem e estudam em escolas rurais. Entre os teóricos destaca-se: D’Ambrosio (2002, 2008, 2020), Thiollent (2011), Barbier (2004), Nosella; Buffa (2009), Barros, et al. (2020). Dessa forma, docentes viabilizam importante debates sobre os contextos rurais e a matemática. O livro didático é a ferramenta tecnológica mais utilizada no interior das escolas rurais. A partir das análises dos materiais recolhidos em campo, foi elaborado um jogo pedagógico de cartas para auxiliar docentes em suas atividades em escolas rurais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4069
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.