Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4070
Título: Um Dom Quixote brasileiro na educação rondoniense: ações educativas de espanhol no IFRO, Campus Jaru
Autor(es): Cordeiro, Osvaldo Homero Garcia
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Língua espanhola
Educação básica
Data do documento: 2022
Citação: CORDEIRO, Osvaldo Homero Garcia. Um Dom Quixote brasileiro na educação rondoniense: ações educativas de espanhol no IFRO, Campus Jaru. 2021. 175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A presente pesquisa, guiada pela teoria dialógica da linguagem, foca contribuir com práticas pedagógicas no ensino da Língua Espanhola no IFRO Campus Jaru, priorizando o diálogo contínuo entre os sujeitos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Curso de Comércio, através do desenvolvimento de atividades de produção de textos levando em conta um trabalho de pesquisa interdisciplinar, refletindo a língua como elaboradora de sentidos dentro e fora da escola, buscando ampliar, as diferentes linguagens, as culturas locais, nacionais, internacionais, assim como as práticas sociais linguísticas. Os suportes tecnológicos do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Instituição junto à utilização do mural colaborativo abrem janelas que dialogam com o universo cultural dos discentes e permitem uma troca de informações Os documentos oficiais para a Educação Básica brasileira procuram também orientar o planejamento curricular das instituições do ensino técnico e tecnológico, procurando incentivar propostas pedagógicas (re) significadas, incentivando as escolas a revisitarem o seu currículo, a (re) desenharem as suas práticas pedagógicas, no esforço em poder trabalhar os conteúdos nos contextos que lhe parecerem necessários. Quais são os desafios dos professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, mais especificamente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no estado do Rondônia, junto ao Instituto Federal de Rondônia, campus Jaru? Como poder utilizar a Língua Espanhola em diálogo com os demais campos dos saberes científicos? A análise dos dados procurou ancorar-se nos estudos de Laville e Dionne (1999), o diálogo entre os autores (BAKTHIN,1997; SOARES,2002; CANDAU, 2012; LEFFA, 2016) permitem pensar temáticas a serem relacionadas às práticas da Língua Espanhola em uma pesquisa-ação que envolva os diversos componentes curriculares na promoção de ações para uma prática educacional socioeducativa mais humanizada, nesta etapa final da Educação Básica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4070
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf5,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.