Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4071
Título: Oficinas de produção didática em uma turma de 9º ano em regime de progressão parcial: diálogos e aprendizagens com “Os Excluídos do Interior”
Autor(es): Santos, Cláudia Regina Mota
Palavras-chave: Educação em periferias urbanas
Contexto escolar amazônico
Práticas de oficinas didáticas
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Cláudia Regina Mota. Oficinas de produção didática em uma turma de 9º ano em regime de progressão parcial: diálogos e aprendizagens com “Os Excluídos do Interior”. 2021. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A presente dissertação resulta de uma pesquisa-ação cujo problema foi a materialidade da exclusão social e os desdobramentos na educação escolar em turmas atendidas pelo Regime de Progressão Parcial em uma escola de periferia de Porto Velho, Rondônia. Observar e produzir uma intervenção a fim de problematizar e buscar a transformação da realidade escolar em um contexto determinado (TRIPP, 2005) justificou que se apresentasse uma proposta didática de ensino de Língua Portuguesa para alunos de 9º ano, atendidos por esta política pública de natureza compensatória. Durante a pesquisa-ação foi possível constatar que o fracasso escolar atravessa os discursos dos estudantes sobre eles mesmos, sobre o lugar onde vivem e a escola onde estudam. O primeiro ciclo da pesquisa-ação requereu adensamento sobre a composição do espaço social (BOURDIEU, 2013; BOURDIEU, 2008a), as condições de exclusão que afetam os educandos segundo o conceito de “excluídos do interior” (CHAMPAGNE; BOURDIEU,2008) e estudos sobre sua relação com o processo de produção de enunciados (BAKHTIN/VOLÓSHINOV (1981 [1929]); realização de entrevistas semiestruturadas com os/as estudantes participantes e reunião com as professoras da escola-campo. Desta fase, foi organizado o grupo de professoras-pesquisadoras como um grupo de discussão dos movimentos para os encontros com os/as estudantes. O Regime de Progressão Parcial é política pública implementada em nível nacional (BRITO JÚNIOR, 2018; PIMENTEL, 2020), mas ganha traços locais e exigiu discussão do ordenamento legal, especialmente a Portaria de nº 940, de 06 de março de 2018, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia. A realização das oficinas criativas como parte da proposta didática ocorreu no segundo ciclo. No terceiro, momento de elaboração do produto pedagógico da pesquisa-ação, ocorreram encontros com os educandos do 9º ano do RPP para avaliarem as oficinas criativas das quais participaram. Os resultados encontrados apontam para uma distância a ser vencida a fim de produzir mudança nos processos de exclusão social no que concerne à escola. Por isso, a pesquisa traz como resultado principal, além das reflexões realizadas e todo o aprendizado para a pesquisadora, uma proposta didática de ensino construída, a partir do contexto dos educandos participantes. Tal proposta buscou perceber os educandos como sujeitos culturais e produtores de conhecimento.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4071
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.