Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4074
Título: Educação financeira e educação menor: experimentações curriculares com uma turma de 9º Ano em Ji-Paraná – RO
Autor(es): Santos, Neivaldo Rodrigues dos
Palavras-chave: Currículo oficial
Educação menor
Educação financeira
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Neivaldo Rodrigues dos. Educação financeira e educação menor: experimentações curriculares com uma turma de 9º Ano em Ji-Paraná – RO. 2021. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O presente texto é o resultado da pesquisa Educação Financeira e Educação Menor: experimentações curriculares com uma turma de 9º ano em Ji-Paraná – RO, desenvolvida em um contexto de problematizações acerca do conceito de educação menor de Silvio Gallo. Utiliza-se a ideia de educação menor como possibilidade outra de fazer educação, de criar ambientes de discussões sobre o tema Educação Financeira, levando em conta o cotidiano vivido e vivenciado por alunos-sujeitos da escola da rede pública estadual Aluízio Ferreira, localizada na periferia da cidade de Ji-Paraná/RO. O trabalho ainda apresenta como aliados teóricos Deleuze e Guattari e, principalmente, Michel Foucault. A pesquisa tem por objetivo compreender como o trabalho do tema Educação Financeira, junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva da educação menor pode contribuir para a sua formação subjetiva, haja vista que os respectivos estudantes apresentam conhecimento prévio de matemática financeira básica (porcentagens, juros simples e operações com mercadorias, etc). A metodologia se constituiu de encontros com rodas de conversas, produções de redações relacionadas ao tema e construídas em parceria com a componente curricular de Língua Portuguesa, além de aplicação de questionários, via google forms. A pesquisa evidencia a importância de a escola trabalhar o tema da Educação Financeira de maneira a considerar e valorizar a realidade dos alunos, suas relações com o consumo, seus sonhos... ,ou seja, entende-se pertinente quebrar modelos tradicionais que tentam incutir um padrão de modo de vida baseado na acumulação irrestritra e incondicional para “ficar rico”, mas, desenvolver propostas que despertem a problematização acerca do “bem viver” de maneira autônoma e criadora. A pesquisa apresenta ainda como produto um e-book com proposta de oficina de conceitos com o tema da Educação Financeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4074
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.PDF1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.