Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4075
Título: Formação de professores em educação ambiental no processo de formação continuada de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Afro Vieira”, Porto Velho, RO
Autor(es): Oliveira, Aroni Matos de
Palavras-chave: Educação ambiental
Formação de professores
Educação escolar na Amazônia
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Aroni Matos de. Formação de professores em educação ambiental no processo de formação continuada de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Afro Vieira”, Porto Velho, RO. 2021. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo é o de descrever e analisar os saberes ambientais dos Professores do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Afro Vieira” a respeito da formação continuada em Educação Ambiental. O referencial teórico utilizado compõe-se de autores da Educação Ambiental crítica, as suas características, as tendências, o processo formativo de professores, sustentabilidade e as práticas ambientais, a partir de uma reflexão crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa caracterizada como pesquisa de intervenção em Educação Ambiental. A pesquisa de intervenção foi realizada por meio de um Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental com os seguintes temas: Características da Educação ambiental, os valores do conhecimento, da ética, da estética e da cidadania no processo de formação em Educação ambiental; Tendências da Educação Ambiental no contexto da realidade amazônica; Com-vidas e Práticas de Educação Ambiental; Percepção ambiental, utilização das tecnologias do google earth; Resíduos para a Educação Ambiental” e a problemática da água; O trabalho educativo na Educação Ambiental; Interdisciplinaridade na Educação Ambiental; Lúdico na Educação Ambiental e o Uso das Tecnologias na Educação Ambiental. A participação no Curso e as entrevistas semi-estruturadas com os professores no Curso evidenciou as condições efetivas para a construção de uma consciência ambiental crítica, cidadã e emancipadora com um aproveitamento das ações de formação proporcionado pelas atividades da pesquisa. É possível afirmar que os professores da Escola João Afro Vieira participantes do curso incorporaram, em suas aulas a Educação Ambiental crítica e participativa, bem como inserem os saberes da comunidade escolar fruto das experiências desses professores e dos diálogos proporcionados durante o processo formativo realizada no Curso de Formação em Educação Ambiental. Como produto final resultou em um Produto Final como Sequência Pedagógica intitulada “Formação de Professores em Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Afro Vieira” Porto Velho, RO”.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4075
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.PDF1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.