Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4076
Título: A utilização das tecnologias e informação e comunicação nas práticas de educação ambiental com estudantes de química do ensino médio do IFRO, Campus Ji-Paraná/RO
Autor(es): Jesus, Pâmela Siqueira Oliveira de
Palavras-chave: Educação ambiental
Percepção e sensibilização ambiental
Tecnologias da Informação e comunicação
Data do documento: 2021
Citação: JESUS, Pâmela Siqueira Oliveira de. A utilização das tecnologias e informação e comunicação nas práticas de educação ambiental com estudantes de química do ensino médio do IFRO, Campus Ji-Paraná/RO. 2021. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Atualmente a temática ambiental tem sido amplamente discutida com abordagens norteadas pelo desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. Assim, como a sociedade tem se tornado cada vez mais dependente das tecnologias e suas amplas formas de utilização, principalmente na educação. O objetivo desta pesquisa é o de aplicar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como facilitadores nas práticas educativas ambientais voltadas ao trabalho educativo com estudantes do Ensino médio do curso Técnico em Química do IFRO Campus Ji-Paraná/RO. Para o referencial teórico foram utilizados autores como Loureiro (2003), Isabel de Carvalho (2008), Tozoni-Reis (2012), Leff (2002), Jacobi (2003), Pretto (2013), Castells (2000). Deste modo, investigou-se a partir de pesquisas bibliográficas as contribuições das TIC no processo educativo e o histórico da Educação Ambiental no Brasil e na educação. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa intervenção com base em Thiollent (2011) de modo qualitativo. Participaram da pesquisa treze estudantes do Ensino médio do curso Técnico em Química do IFRO Campus Ji-Paraná/RO. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa de intervenção foram: a) pesquisa documental por meio de leituras do projeto pedagógico do curso Técnico em Química, b) utilização de questionários na plataforma Google Forms, c) roda de conversas, palestras e oficinas relacionadas a percepção e sensibilização ambiental por meio do Google Meet. Utilizou-se de computador, celular, internet, mídias sociais como processo de interação para realizar a pesquisa durante a Pandemia COVID-19 no processo de reflexão dos estudantes. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de se tratar de um curso técnico em Química, durante o curso não possuem disciplinas que trabalham a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transdisciplinar, sendo reduzida a apenas duas disciplinas no primeiro ano. Quanto a concepção e percepção dos estudantes, observou-se que compreendem a importância de se preservar o ambiente e a importância da abordagem da Educação Ambiental no currículo escolar, em um processo de compreensão e responsabilidade social e ambiental. A pesquisa também apontou que os estudantes possuem conhecimento sobre as TIC e reconhecem a sua importância no processo educativo, sendo evidenciado a importância das tecnologias como meio de sensibilização ambiental.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4076
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.