Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Nathan Lima da-
dc.date.accessioned2023-02-14T13:17:01Z-
dc.date.available2023-02-14T13:17:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Nathan Lima da. Ambientalização curricular nos cursos de graduação e pós-graduação lato senso da Universidade Federal de Rondônia Campos Ariquemes. 2022. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4087-
dc.description.abstractA relação entre sociedade e natureza sempre foi ambígua, por um lado gerando grandes transformações tecnocientíficas e, por outro, desequilíbrios ambientais. As discussões no Ensino Superior sobre questões ambientais nos currículos não são recentes e remontam a meados do século XX. Estas discussões se sofisticaram com o estudo sobre Ambientalização Curricular, que é o processo de análise e inserção de temas ambientais nos currículos. Neste sentido, esta pesquisa visou analisar em que medida a Ambientalização Curricular é contemplada nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de Rondônia, campus Ariquemes. Os principais objetivos da pesquisa são identificar as principais temáticas ambientais trabalhadas; verificar as concepções dos coordenadores, docentes, discentes e egressos a respeito da temática ambiental; e descrever as características da Rede de Ambientalização Curricular presentes nos currículos. A abordagem da pesquisa utilizada foi a qualitativa baseada em Bogdan e Biklen (2013). Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo em Bardin (2016). A pesquisa teve como base os pressupostos da Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (REDE ACES, 2003). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de duas graduações, a Pedagogia e a Engenharia de Alimentos, e uma Pós-Graduação, Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, três coordenadores, quatro discentes e dois egressos com a finalidade de verificar o entendimento destes sobre Ambientalização Curricular. O software MAXQDA foi utilizado na organização e análise dos dados. Os resultados encontrados apontam que os currículos da UNIR contemplam em parte a Ambientalização Curricular nos cursos investigados. Conclui-se que os cursos evidenciaram a temática ambiental tanto nos documentos investigados quanto na percepção dos participantes da pesquisa. Portanto, esta é uma instituição comprometida com a Ambientalização Curricular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Margareth Reis Moda Moda (margarethreismoda@gmail.com) on 2023-02-14T13:12:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1993656 bytes, checksum: 05926ebba2c81127ada59392342b2c17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-14T13:14:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1993656 bytes, checksum: 05926ebba2c81127ada59392342b2c17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-14T13:16:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1993656 bytes, checksum: 05926ebba2c81127ada59392342b2c17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-14T13:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1993656 bytes, checksum: 05926ebba2c81127ada59392342b2c17 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAmbientalização curricularpt_BR
dc.subjectTemática ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAmbientalização curricular nos cursos de graduação e pós-graduação lato senso da Universidade Federal de Rondônia Campos Ariquemespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.