Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4090
Título: Gestão de processos de trabalho: análise dos processos organizacionais da divisão de calamidades e emergências públicas da secretaria de assistência social de Porto Velho
Autor(es): Reyes, Luciana Luzmila Araujo
Palavras-chave: Eficiência
Mapeamento
Organizações públicas
Data do documento: 2022
Citação: REYES, Luciana Luzmila Araujo. Gestão de processos de trabalho: análise dos processos organizacionais da divisão de calamidades e emergências públicas da secretaria de assistência social de Porto Velho. 2022. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O trabalho proposto tem como enfoque analisar os processos de trabalho da divisão do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências - DSPSCAPE, pertencente a Secretaria de Municipal de Assistência Social e da Família de Porto Velho - SEMASF, no intuito de identificar os principais processos realizados pela Divisão, posteriormente aplicar a análise SWOT (que é uma ferramenta que analisa a influência do ambiente interno e externo nas empresas) para obter uma visão mais ampla do cenário atual da divisão. Por fim, pretendo pontuar as causas reforçadoras de ineficiências e eficiências nos processos de trabalho que produzem os serviços aos cidadãos no intuito de otimizar e gerar melhoria contínua nos processos e maior eficiência dos serviços prestados aos usuários do serviço público. No sentido de auxiliar na tomada de decisão, para alcance da eficiência organizacional. Os principais embasamentos teóricos da pesquisa estão relacionados com a administração pública, gestão de processos, mapeamento de processos e análise SWOT. O estudo foi realizado através do método descritivo de natureza qualitativa, consistindo em um levantamento bibliográfico realizado em livros e artigos publicados para que haja uma melhor compreensão do assunto abordado e ainda através de dados coletados mediante observação in loco na divisão, entrevista e questionário aplicado na tentativa de conhecer de forma mais aprofundada os métodos e processos de trabalho adotados no setor para a eficiência na prestação dos serviços públicos ofertados. Diante disso, de acordo com os dados e informações contidos neste estudo, observou-se que as organizações públicas estão se modernizando constantemente com o passar dos anos e os processos organizacionais são extremamente importantes para o aumento da eficiência, contribuindo significativamente no bom desempenho das organizações públicas. De maneira geral pode-se concluir que a eficiência nos processos produtivos reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, influindo positivamente no campo social do município de Porto Velho-RO.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4090
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.