Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4093
Título: A Infobetização dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: uma abordagem formativa
Autor(es): Fausto, Ilma Rodrigues de Souza
Palavras-chave: Educação especial
Tecnologias assistivas
Infobetização
Data do documento: 2021
Citação: FAUSTO, Ilma Rodrigues de Souza. A Infobetização dos profissionais da educação para o uso das tecnologias assistivas em sala de aula: uma abordagem formativa. 2021. 267 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A formação continuada em serviço é uma complementação da formação inicial, ao longo da vida profissional do docente, entendida como reflexão, apoiando-se entre teoria e prática e entre fazer e pensar, mas numa realidade instrumental, com uma apreensão da realidade escolar. A problemática de pesquisa consistiu responder como as Tecnologias Assistivas podem contribuir para os processos de ensino dos profissionais da educação que atuam com estudantes público-alvo da educação especial na educação inclusiva e quais impactos de um curso online sobre o tema pode causar nos processos pedagógicos desses professores? O objetivo é desenvolver um processo de Infobetização (letramento digital) dos profissionais da educação direcionado ao uso de Tecnologias Assistivas, por meio de um curso de Formação Continuada em Serviço para professores e profissionais da educação que atuam com pessoas com deficiência. Trata-se de pesquisa interventiva, com abordagem qualiquantitativa, do tipo pesquisa-ação. Para realizar a pesquisa-ação criou-se o PPC do Curso de Formação Continuada em Serviço em Tecnologia Assistiva com Ênfase na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Foram inscritos, no curso, 352 participantes, com recorte estimado de 25 profissionais da educação da Rede Municipal, Estadual e Federal que tenham estudantes públicoalvo da Educação Especial em suas salas de aulas para serem nossos colaboradores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin, o qual se divide em: pré-análise; exploração do material e análise documental. Como resultado desta pesquisa, foram produzidos: o projeto pedagógico do Curso de Formação Continuada em Serviço em Tecnologia Assistiva com Ênfase na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; Caderno de Aulas; Aulas Digitais; Produto Material Didático Digital - Aulas; Produto E-Book Relato de Relatos de Experiência sobre o Curso Formação Continuada em Serviço em Tecnologia Assistiva com Ênfase na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Os resultados do curso de formação estão vinculados na Caixa Surpresa – Estratégias Pedagógicas Inclusivas, com o quantitativo de 814 objetos de aprendizagem, produzidos pelos cursistas. Entende-se que a aplicação das Tecnologias Assistivas pelos profissionais da educação na sala de aula em propostas pedagógicas, potencializou os processos de ensino e de aprendizagem de estudante público-alvo da Educação Especial, observados nos resultados da intervenção. Conclui-se que o curso proposto nesta pesquisa atingiu as expectativas dos alunos e gerou impactos relevantes para a comunidade acadêmica, com a construção do ambiente virtual de aprendizagem Inclusivo, vinculado a criação e implantação do curso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4093
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.