Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4096
Título: A cultura folclórica do Boi - Bumbá no Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Cacoal: proposições para pensar práticas pedagógicas interdisciplinares
Autor(es): Silva, Deny Ardaia da
Palavras-chave: Boi-bumbá
Culturas folclóricas
Arte
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Deny Ardaia da. A cultura folclórica do Boi - Bumbá no Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Cacoal: proposições para pensar práticas pedagógicas interdisciplinares. 2021. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é: Descrever a cultura folclórica do Boi-Bumbá no Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal e suas aproximações com a prática pedagógica escolar para o ensino interdisciplinar de Arte e objetivos específicos: Identificar as temáticas do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá bem como descrever a historicidade desse processo como elemento de ensino e aprendizagem interdisciplinar; caracterizar os potenciais pedagógicos do Folclore/Cultura Popular do Boi-Bumbá e suas aplicabilidades em sala de aula no componente curricular de Arte; e, produzir um roteiro com sequências de atividades em forma de propostas pedagógicas que poderá ser utilizado no ensino de arte. Quanto ao campo teórico, destaca-se uma perspectiva pós-crítica ancorada nos Estudos Culturais e suas possibilidades de articulação interdisciplinar. Os principais autores e autoras são: Andrade (2021); Bauman (2001); Barbosa (2010); Burke (2010); Candau (2008); Cascudo (1954, 1967); Costa (2004, 2015); Freire (1981, 1992, 2002, 2011); Hall (1997, 2006, 2013); Kincheloe e Berry (2006); Kretli (2007); Silva (2019) e outros. Os colaboradores e colaboradoras da pesquisa foram professores/as e alunos/as do Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Campus Cacoal licenciados/as nos componentes curriculares de Arte, Geografia, História, Sociologia, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna/Espanhol, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira e alunos/as que compunham o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho. As estratégias metodológicas estão assentadas na Bricolagem (KINCHELOE, 2007), pois agrega de forma interdisciplinar várias possibilidades de pesquisa, permitindo uma estrutura ampla de análise de dados. Devido a pandemia de COVID19, o processo de investigação, no tocante aos participantes, se deu de forma virtual via plataforma Google Meet em forma de reuniões com os/as alunos/as e entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as, além de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise dos dados nos possibilitou vislumbrar um espaço de tensões entre os poderes internos tradicionais e tentativas progressistas de educação o que dificulta alguns avanços rápidos, mas também mostra a riqueza das ramificações culturais que estão, de alguma forma, agregadas, imbricadas, hibridizadas no IFRO/Campus Cacoal. Os trabalhos pedagógicos desenvolvidos até então pelos/as professores/as, como também, o interesse pelo conhecimento cultural dos/as alunos/as que fazem parte dessa comunidade cria perspectivas de que, no futuro, a distância entre escola e comunidade seja dirimida e, com isso, o Grupo Folclórico Boi-Bumbá Brasileirinho torne-se uma plataforma de transmissão de conhecimentos geradores de luta e resistência no ensino e na aprendizagem intercultural.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4096
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.