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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100
Título: | A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia |
Autor(es): | Bernardino, José Lourione Freitas |
Palavras-chave: | Professor cego Sorobã Deficiência visual |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | BERNARDINO, José Lourione Freitas. A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia. 2021. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e teve como objetivo geral identificar como o Sorobã pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia, de maneira a potencializar a aprendizagem da matemática. Os objetivos específicos consistiram em demonstrar quais os benefícios produzidos pela utilização do sorobã nos processos de ensino e de aprendizagem desses estudantes. O problema central da pesquisa é compreender de que forma o sorobã como ferramenta de tecnologia assistiva, aplicado por professor cego, pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de alunos com deficiência visual ou com dificuldades na aprendizagem da matemática? Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores das estudantes envolvidas na pesquisa para compreender como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e realizamos rodas de conversas com as estudantes com a finalidade de que estas expressassem suas dúvidas e ansiedades quanto ao uso do sorobã; e a etapa da pesquisa aplicada consistiu no desenvolvimento de dois cursos voltados para o uso do sorobã para a aprendizagem da matemática, sendo um curso para estudante cega com queixa escolar de discalculia e outro para estudantes com queixa escolar de discalculia. O referencial teórico comtemplou os problemas que afetam a aprendizagem da matemática bem como abordou os aspectos que discutem a queixa escolar, o Sorobã como uma tecnologia a serviço do ensino da matemática; a deficiência visual e os sentidos remanescentes baseados na experiência do pesquisador. Os resultados e as análises dos dados indicam que o Sorobã contribui no processo de aprendizagem da matemática para estudantes com as características aqui apresentadas, mas, evidenciou problemas nos processos de ensino das escolas dessas estudantes. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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