Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4102
Título: Lógica de programação, pesquisa-intervenção e aprendizagens: estratégias de superação no curso técnico integrado ao ensino médio no IFRO Campus Porto Velho Calama
Autor(es): Serrão, Camila Carolina Salgueiro
Palavras-chave: Instituto Federal de Rondônia
Dificuldades de aprendizagem
Lógica de programação
Data do documento: 2022
Citação: SERRÃO, Camila Carolina Salgueiro. Lógica de programação, pesquisa-intervenção e aprendizagens: estratégias de superação no curso técnico integrado ao ensino médio no IFRO Campus Porto Velho Calama. 2022. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema dificuldades de aprendizagem em Lógica de Programação e foi realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, com a participação dos estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi criar estratégias para mitigar a principal dificuldade encontrada durante a disciplina Lógica de Programação. No curso da área de Informática, a referida disciplina recebe uma atenção especial, devido ao desempenho apresentado, o que impulsionou a investigação sobre a principal causa, nas delimitações do campus e turmas em que a autora atua como professora de Programação. Foram adotados os processos metodológicos da pesquisaintervenção, desenvolvida em quatro momentos distintos, dentro de uma oficina coletiva, na qual os voluntários se identificaram e discutiram coletivamente as dificuldades sentidas na matéria Lógica de Programação. Juntamente com os sujeitos participantes, observou-se que as maiores dificuldades foram de naturezas outras que não a técnica da disciplina. Como maior fragilidade, destaca-se a má relação com a disciplina, em consequência das expectativas frustradas quanto ao curso. Os participantes ofereceram exemplos e sugestões de como melhorar o cenário apresentado, concluindo sua participação na intervenção. O produto desta pesquisa foi criado a partir das considerações dos estudantes e constitui-se de um material informativo voltado aos interessados em ingressar no IFRO, objetivando melhor representar a realidade da formação técnica. A pesquisa permitiu vislumbrar um rompimento com a ordem explicadora e um caminho para uma educação profissionalizante como potência.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4102
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.