Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4104
Título: Os apagamentos do /s/ e do /r/ na escrita de alunos de ensino básico na perspectiva de professores de língua portuguesa de Porto Velho (RO)
Autor(es): Corrêa, Joana D'Arc de Camillo
Palavras-chave: Fenômenos fonológicos
Formação docente
Apagamento de consoantes
Data do documento: 2022
Editor: CORRÊA, Joana D'Arc de Camillo. Os apagamentos do /s/ e do /r/ na escrita de alunos de ensino básico na perspectiva de professores de língua portuguesa de Porto Velho (RO). 2022. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir do olhar de docentes que atuam no ensino fundamental I e II, em escolas da rede básica de Porto Velho (RO), os fenômenos de apagamento do /S/ e do /R/ em coda silábica, encontrados em textos escritos por estudantes. Esta investigação busca também identificar e compreender o conhecimento ou o (não) conhecimento que esses profissionais possuem sobre os fenômenos linguísticos citados. Para tanto, foram realizadas leituras teóricas para um aprofundamento sobre questões conceituais de fonética e fonologia, nos aspectos voltados aos fenômenos de apagamento do /S/ e do /R/. Em seguida, verificou-se como se dá o conhecimento a respeito dessas ocorrências no processo de formação docente, afinal, seria esse conhecimento que possibilitaria aos profissionais utilizar estratégias para trabalhar os desvios ortográficos que se apresentam nos textos dos alunos e nas marcas da oralidade presentes na escrita. Ademais, buscou-se ainda verificar quanto à existência de estratégias práticas em sala de aula, investigando como esses fenômenos linguísticos ocorrem e estão classificados na estrutura e no contexto social da língua portuguesa. Como aporte, foram escolhidos teóricos como Bagno (1999, 2003), Cagliari (1993, 2009), Callou e Leite (2001), Cristófaro-Silva (2011), Marchuschi (2007, 2010), Saviani (2003), dentre outros. Para este estudo, metodologicamente, adotou-se, em um primeiro momento, a pesquisa bibliográfica, a partir da leitura e análise de obras dos estudiosos supracitados, na tentativa de compreender os fenômenos investigados e de estabelecer conexões com as situações investigadas. Com relação à coleta de dados, foram utilizados os resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os docentes que atuam com a disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental I e II de escolas da rede básica de Porto Velho (RO). A partir de tais resultados, concluiu-se que existe uma lacuna no processo de formação docente, especialmente no que se refere às abordagens que levam o professor a reconhecer os fenômenos linguísticos evidenciados nas produções de seus alunos e, por conseguinte, a como proceder diante de tais situações em sala de aula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4104
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.