Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4107
Título: Terceirização logística de transporte: um estudo de caso em uma indústria de bebidas na Amazônia Ocidental
Autor(es): Misquita, Raisse Patrício
Palavras-chave: Amazônia
Análise SWOT
Processo logístico
Data do documento: 2022
Citação: MISQUITA, Raisse Patrício. Terceirização logística de transporte: um estudo de caso em uma indústria de bebidas na Amazônia Ocidental. 2022. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A partir da evolução dos conceitos de logística, os gestores organizacionais passaram a perceber a relevância estratégica deste setor, no qual a terceirização de operadores logísticos se tornou prática comum nas empresas não tem como atividade principal serviços ou produtos do ramo logístico. Assim, a visão é focar nas especificidades de sua produção industrial e atendimento da demanda de seus clientes. Este trabalho busca obter resposta ao seguinte problema: Quais são os fatores que levam a contratação de operadores logísticos de transporte terceirizados pela indústria de bebidas? Para responder a esta indagação se propõe como objetivo geral analisar os fatores que levam à contratação de operadores logísticos de transporte terceirizados na indústria de bebidas; e para os resultados ingressam como objetivos específicos caracterizar os processos da logística de transporte da indústria de bebidas em estudo (I); levantar dados e informações sobre os principais aspectos da contratação de operadores logísticos terceirizados na organização (II); avaliar via matriz SWOT a logística de transportes da indústria de bebidas e sugerir melhorias (III). Este estudo foi feito com base em uma pesquisa teórico-conceitual através de levantamentos feitos em outros estudos e textos realizados sobre os temas relacionados; executada através de observações em loco e aplicação de entrevista semipadronizada, a fim de obter resultados qualitativos e descritivos para fornecer conhecimento ao autor e expor aos gestores interessados. Constatou se que a organização possui grande capacidade produtiva, mas não realiza investimentos no setor logístico para melhorar seus processos ou sua infraestrutura. Os processos de contratação das empresas terceirizadas são bem elaborados para o abastecimento da sua cadeia de suprimentos, mas nos processos de transporte de seus produtos a empresa apresenta muitos pontos fracos e ameaças a suas operações.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4107
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.