Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4113
Título: Um estudo sobre o desempenho de alunos cotistas e de ampla concorrência da turma de 2017/2 do curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Costa, Anderson da Silva
Palavras-chave: Ações Afirmativas
Ensino Superior
UNIR/JP
Pedagogia
Cotas Raciais.
Data do documento: 2022
Citação: COSTA, Anderson da Silva. Um estudo sobre o desempenho de alunos cotistas e de ampla concorrência da turma de 2017/2 do curso de Pedagogia da UNIR - Campus de Ji-Paraná/RO. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, 2022
Resumo: O presente estudo propõe analisar o desempenho de alunos cotistas e da ampla concorrência que ingressaram no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná, turma 2017/2. Para o estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Em relação ao objetivo, procurou-se verificar o desempenho dos alunos cotistas e da ampla concorrência no que corresponde observar as notas dos mesmos nos componentes curriculares durante o curso, ressaltando o índice de evasão; e de conclusão dos discentes. Sobre os resultados, os dados permitem concluir que o até o presente momento o índice de evasão é maior entre os estudantes que ingressaram via Ampla Concorrência, perfazendo um total de 64,28%. O destaque ficou para um percentual de 7,14% maior que os cotistas, cujo o índice de evasão foi de 57,14%. Observou-se também que um número maior de cotistas concluíram o curso até 2022/1, perfazendo um total de 42,86%, e já os oriundos da ampla concorrência perfazerem um total de 35% dos que concluíram o curso. Outro dado que pode ser destacado, foi que os alunos cotistas superaram os da ampla concorrência em 7,86%. Vale ressaltar que outro ponto importante foi que 14,28% dos alunos de ampla concorrência deixaram de se matricular, perdendo assim o vínculo com o curso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Dutra.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4113
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Anderson_da_Silva_Costa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.