Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4123
Título: A dimensão social e intelectual dos estudos sobre sustentabilidade na Amazônia
Autor(es): David, Ricardo Vilarim
Palavras-chave: Amazônia
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Data do documento: 2021
Citação: DAVID, Ricardo Vilarim. A dimensão social e intelectual dos estudos sobre sustentabilidade na Amazônia. 2021. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa possui como objetivo entender como a dimensão social, existente na rede de pesquisadores que estudam o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade na Amazônia, contribui para a construção da dimensão intelectual que é dada a partir do conteúdo existente nos artigos científicos produzidos pelos pesquisadores que compõem a rede. A estratégia de pesquisa foi realizada através de pesquisa documental, retornando uma busca com 160 artigos para a aquisição de dados primários (nomes de pesquisadores, coautores, instituições, filiações, títulos dos artigos, palavras-chave e resumos) delimitando como laço temporal as publicações realizadas entre os anos de 2016 a 2021. A análise dos resultados foi realizada com o auxílio de duas ferramentas. Com a primeira, software Ucinet, identificou-se os 534 pesquisadores que compõe a rede juntamente com as suas 202 filiações, como também a formação de 119 componentes além de 14 pesquisadores que publicaram de forma individual. E destes achados são identificados os pesquisadores destaques quanto as medidas de centralidade, sendo considerados como os principais da rede. Logo após verificou-se a coesão, através da medida n-clan, para se ter a real noção da imersão de cada pesquisador dentro do seu grupo. Com a segunda ferramenta, software KH Corder, foi possível realizar análises por meio de redes de coocorrência de palavras (frequência, clusters, clans e variáveis). Em relação a frequência de palavras, as que apareceram em maior número foram: amazon, sustainability, sustainable development, forest, environmental, community, management, social, policy, region, study, Brazil, state e deforestation. O cluster de palavras após 4 níveis de comparação por similaridade chegou ao tema governança de recursos naturais. Através da opção em utilizar variáveis (ano, pesquisador e clan) x Palavras, foi possível verificar quais os principais temas resultantes para cada um dos três procedimentos executados, chegando a conclusão de que os pesquisadores estão analisando, estudando e debatendo, principalmente, como temas associados a Amazônia: o desmatamento, o clima e suas mudanças, as políticas ambientais, o barômentro da sustentabilidade, o uso da terra, os indicadores da sustentabilidade, os compromissos corporativos, as emissões de gases e a inovação sustentável.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4123
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.