Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4126
Título: Sequência didática para o ensino do tema água e ambiente nos anos iniciais
Autor(es): Eggert, William Krugel
Palavras-chave: Sequência Didática
Água e ambiente
Anos Iniciais
Data do documento: 2022
Citação: EGGERT, William Krugel. Sequência didática para o ensino do tema água e ambiente nos anos iniciais. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A água é um elemento essencial à vida, sem o qual o ambiente e todos os seres vivos não existem. Sendo assim, a preservação dos recursos hídricos se faz de suma importância. No entanto, para que haja tal preservação, ações educativas se fazem necessárias para que essa consciência de cuidado se estabeleça na sociedade. É no sentido de educar para a preservação que o uso de uma sequência didática sobre o tema água e ambiente pode contribuir significativamente. No que se refere a Sequência Didática (SD), está consiste em um instrumento de ensino, desenvolvido como um conjunto de aulas e atividades que se complementam de modo que os objetivos educacionais sejam alcançados. Desse modo, o presente estudo sob o título “Sequência Didática para o Ensino do Tema Água e Ambiente nos Anos Iniciais” tem como objetivo elaborar e divulgar uma sequência didática sobre o tema água e ambiente, tendo como questão problema: Como o ensino de Ciências pode favorecer a aprendizagem sobre a água e ambiente com a utilização de Sequência Didática como material de apoio aos professores dos anos iniciais? A escolha do tema se justifica devido sua importância, pois demonstra a relevância da Sequência Didática como instrumento de ensino no componente curricular de Ciências dos anos iniciais. O presente estudo, bem como o produto educacional resultante deste foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, considerando a necessidade de melhorar a prática do professor que ao aplicar uma sequência didática pode ter como resultado maior êxito no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se por fim que, o ensino de ciências nos anos iniciais é tão importante quanto o ensino dos demais componentes curriculares, mas demanda maior preparo do professor que precisa buscar formas de melhorar a abordagem dos temas, sendo a sequência didática um importante recurso nessa busca de melhorar a prática docente e, consequentemente, a qualidade do ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4126
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Willian_Eggert.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.