Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4129
Título: Professora de bebês: relato sobre a experiência de duas professoras que atuam no berçário
Autor(es): Vieira, Elizete Moreira de Mattos
Palavras-chave: Creche
Formação docente
Educação de bebês
Data do documento: 2022
Citação: VIEIRA, Elizete Moreira de Mattos. Professora de bebês: relato sobre a experiência de duas professoras que atuam no berçário. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer a experiência de trabalho de duas professoras que atuam no berçário para compreender os desafios da atuação pedagógica com bebês de zero a três anos. A intenção é identificar a base teórica que orienta o trabalho das profissionais e bem como as práticas de trabalho que são orientadas para a garantia do direito ao cuidado, educar e brincar, conforme é firmado nos documentos legais da educação brasileira. A fundamentação teórica é pautada em Barbosa (2010), Filho (2016), Gonçalves (2017), Oliveira (1996), documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996), e outros. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para a coleta das informações utilizamos como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada. Os sujeitos que participaram e colaboraram com a realização desta pesquisa foram duas professoras de berçário, sendo uma vinculada a rede pública e a outra vinculada a rede privada. Os resultados apontaram que ambas professoras não receberam capacitação específica para atuarem no berçário, e que, de forma independente, precisaram buscar referências de metodologia de trabalho já depois de assumirem a função. Contudo, mesmo com medo continuam a jornada, descobrindo no dia a dia da creche o que é necessário para desenvolverem um trabalho que seja apropriado para a faixa etária. Também foi possível observar ao longo da entrevista, que as respostas da professora A destacam o cuidado e o afeto no processo de trabalho com os bebês e, com menos força, o educar apareceu no discurso. Já nas respostas da professora B, observamos que o cuidado e o afeto comungam com o educar. Além disso, no discurso da professora B, percebe-se o entendimento de que os bebês se desenvolvem e constroem conhecimentos no berçário.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª. Naiara Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4129
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Elizete_Moreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso510,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.