Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4132
Título: Comunidades remanescentes dos quilombolas do Vale do Guaporé: formação, diversidade cultural e reconhecimento.
Autor(es): Boff, Nábilla Rayane da Silva
Palavras-chave: Quilombolas
Vale do Guaporé
Amazônia
Resiliência
Data do documento: 2022
Citação: BOFF, Nábilla Rayane da Silva. Comunidades remanescentes dos quilombolas do Vale do Guaporé: formação, diversidade cultural e reconhecimento. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe apresentar o contexto histórico de como se formaram as comunidades remanescentes de quilombolas do Vale do Guaporé, estado de Rondônia, suas diversidades culturais e reconhecimento. Para alcançar ao objetivo proposto foi realizado uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que as comunidades remanescentes de quilombolas são classificadas como grupos étnico-raciais, com trajetória histórica própria, que relacionam como território específico e com a ancestralidade negra, vinculado aos movimentos de resistência aos processos de opressão histórica sofridas no país. A formação das comunidades remanescentes de quilombolas do Vale do Guaporé está relacionada ao processo de fuga frente a realidade sofrida, sendo formadas por negros que se libertaram da escravatura, seja fugido de fazendeiros ou advindos de outras regiões atraídos pelo trabalho na mineração. As principais comunidades estudadas foram: Jesus, Pedras Negras, Santa Fé, Forte Princípe da Beira, Santo Antônio do Guaporé e Rolim de Moura do Guaporé. São esses povos que com persistência marcaram o espaço onde habitam garantindo resiliência e proteção até os dias atuais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4132
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nabilla_Boff.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.