Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4142
Título: Identificação e diagnóstico ambiental de nascentes no perímetro urbano de Ji-Paraná/RO.
Autor(es): Silva, Nildo Pereira da
Palavras-chave: Geotecnologia
Nascente
Classificação
Ocupação do solo
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Nildo Pereira da. Identificação e diagnóstico ambiental de nascentes no perímetro urbano de Ji-Paraná/RO. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Ao longo dos tempos tem se observado a importância das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e não é diferente na atualidade, como sabemos sua importância para o meio ambiente tem nos mostrado a cada dia que devemos cuidar dos entornos das nascentes. As APP’s tem como função preservar as nascentes que por sua vez abastece os recursos hídricos conhecidos como rios, lagos etc. também tem a função de preservar a biodiversidade, o fluxo gênito da fauna e flora, estabilidade geológica do solo e assegurar o bem-estar das populações humana. Serviu como base para conclusão deste trabalho o local de definição a Bacia do Igarapé 02 de Abril, Município de Ji-paraná, RO. Através de SIG que foi a ferramenta principal para podermos explorar o local de estudo e conseguirmos avaliar as características do ambiente. O estudo objetivou avaliar as classes existentes nas nascentes da área censitária que engloba a Bacia do Córrego 02 de Abril e posteriormente apresentar soluções plausíveis de medidas mitigadoras para tais problemas caso seja encontrado. A utilização da ferramenta computacional, imagens de satélites, processamento de dados, PDI, registro e classificação de imagens, foi realizado no software ArcMap 10.1 Versão Student Trial. Utilizou imagens do Satélite ALOS, sensor PALSAR 2 (Phased Array L-band Synthetic Aperture Radar) e ao final foi concluído o trabalho através de validação de dados de cada nascente encontrada pelo programa. As classes mensuradas e analisadas foram floresta, água, ambiente construído e pastagem identificando e quantificando os valores encontrados em cada nascente sendo representado em m² e em porcentagem. Os resultados encontrados podem ser considerados como bom, somente para classe de água ocorreu uma pequena falha, o programa utilizado não identificou água em duas das dez nascentes estudadas, porém quando foi feito a validação dos dados identificamos água no ponto da nascente 10, que por sua vez existe uma densa vegetação naquele local, com isso passamos a perceber que a pequena falha do programa foi devido a vegetação sobrepor a água dificultando a identificação desta classe. Já para as demais classes tivemos resultados positivos em sua identificação, em todas as áreas das nascentes encontramos interferência da ação antrópica, nenhuma das nascentes atenderam totalmente a legislação vigente, Código Florestal Lei nº 12.651 de maio 2012, que por sua vez define; no entorno de cada nascente deve ser respeitado a margem em um raio de 50 metros devendo ser mantido a vegetação nativa daquele local. Já para o Software utilizado podemos considerar de grande valia quando falamos de identificar o ponto da nascente que por sua vez não dificultou o autor encontrar a nascente no momento da validação.
Descrição: Trabalho Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Martins Moreira e coorientação de Gabriel Araújo Paes Freire.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4142
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nildo_Pereira_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.