Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeris, Jocassia dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:15:09Z-
dc.date.available2023-03-06T19:15:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNERIS, Jocassia dos Santos. Percepção de professores de matemática sobre o ensino remoto no ensino médio público de Jaru-RO. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4147-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, para obtenção do grau de Licenciada em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo Tudeia dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 impôs medidas de segurança para a contenção do vírus que ceifou milhões de vida. Para dar continuidade às aulas, durante esse período, bem como amenizar os prejuízos na sequência dos estudos dos alunos, foi proposto e adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em diversos países, inclusive no Brasil. Nessa perspectiva, na presente pesquisa, o objetivo foi conhecer a percepção de professores de matemática, da cidade de JarúRO, sobre os desafios enfrentados na nova modalidade, assim como as metodologias utilizadas e uma avaliação sobre sua prática docente em ambientes virtuais e atividades assíncronas. A pesquisa foi realizada com seis professores da rede estadual de ensino que ministraram aula de matemática nas turmas de ensino médio durante a pandemia. Eles responderam um questionário sobre os desafios e as práticas utilizadas no ERE, que foi analisado para entender como se comportaram quanto as ferramentas e os procedimentos utilizados nas aulas remotas. Os resultados mostraram que os professores tiveram que adaptar as metodologias de ensino utilizadas no ensino presencial para o ERE. Dentre as mudanças está o uso das plataformas digitais para ministrar as aulas nas redes sociais, para que o aluno pudesse se comunicar com o professor em momentos distintos dos horários das aulas. Os recursos das plataformas digitais e a utilização das redes sociais, no processo de ensino, tiveram papel fundamental no trabalho docente durante a pandemia e, apesar das diferenças metodológicas das utilizadas no ensino presencial, algumas delas podem ser incorporadas e adaptadas para o ensino presencial a fim de beneficiar no aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-06T19:14:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_Jocassia_Neris.pdf: 536396 bytes, checksum: 9e7d668b56fbe7f8c6b2e5d354716dea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-06T19:14:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Jocassia_Neris.pdf: 536396 bytes, checksum: 9e7d668b56fbe7f8c6b2e5d354716dea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-06T19:15:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Jocassia_Neris.pdf: 536396 bytes, checksum: 9e7d668b56fbe7f8c6b2e5d354716dea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T19:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Jocassia_Neris.pdf: 536396 bytes, checksum: 9e7d668b56fbe7f8c6b2e5d354716dea (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAulas de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino durante a pandemiapt_BR
dc.subjectRecursos Metodológicospt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titlePercepção de professores de matemática sobre o ensino remoto no ensino médio público de Jaru-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Jocassia_Neris.pdfTrabalho de Conclusão de Curso523,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.