Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4162
Título: Atributos físico-químicos do solo e a presença de leguminosas em áreas em processo de recuperação da cobertura vegetal.
Autor(es): Marinho, Danilo da Silva
Palavras-chave: Fabaceae;
Agroecossistemas amazônicos;
Qualidade do solo;
Sistemas agroflorestais.
Data do documento: 2021
Citação: MARINHO, D. S. Atributos físico-químicos do solo e a presença de leguminosas em áreas em processo de recuperação da cobertura vegetal. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do professor Dr. Emanuel Fernando Maia de Souza.
Resumo: Um dos grandes desafios do manejo de ecossistemas na região Amazônica é transformar as áreas degradadas em áreas produtivas com potencial econômico e ecológico sustentável, ajustando a melhoria da qualidade de vida humana à capacidade de suporte do ecossistema. Portanto este estudo objetivou avaliar as correlações entre os atributos físico-químicos do solo com a presença de leguminosas arbustivas e/ou arbóreas em sistemas agroflorestais implantados em dez áreas de recuperação florestal na zona rural do município de Rolim de Moura - RO. Para esses agroecossistemas foram calculados parâmetros fitossociológicos, índices de diversidade e dominância da vegetação, bem como atributos físicos, químicos do solo. Os dados foram correlacionados por meio do coeficiente de correlação de Spearman e analisados por meio de estatística descritiva. Ao todo foram implantadas nestas áreas um total de 2.560 mudas, de 14 espécies leguminosas, dentre elas as mais abundantes foram jatobá, ingá nativo, ingá de metro e pata de vaca, correspondendo ao 54,77% do total de espécies implantadas. De modo geral os sistemas agroflorestais apresentaram elevados valores de dominância de uma espécie. Em tese, a densidade do solo apresentou valores comuns aos encontrados na região, com macro e microporosidade refletindo os resultados de sua relação inversa com a densidade do solo. Os sistemas agroflorestais estudados apresentam valores de pH variando de ácidos a neutros, e baixos valores de fertilidade química do solo, com baixos teores de Ca, MG e K, apenas a propriedade sete apresentou um outlier no teor de fósforo. Observou-se maior saturação por bases, capacidade de troca de cátions e matéria orgânica nas camadas superficiais. De maneira geral, os atributos do solo nos sistemas agroflorestais resultaram em sua maioria, valores baixos para fertilidade química, e atributos físicos próximos a níveis críticos para o desenvolvimento das plantas. No entanto, nota-se que nas áreas com maior abundância de leguminosas os agroecossistemas mantem-se em pleno desenvolvimento, denotando a presença de interações entre essa família e a manutenção do desenvolvimento de outras plantas. Observou-se que sistemas mais adensados, somados a maiores percentuais de leguminosas, proporcionaram aumento na matéria orgânica que influenciou a macro e microporosidade do solo e reduziu a densidade do solo, bem como elevou a soma de bases trocáveis nas camadas superficiais. A abundância de leguminosas aparentemente não apresentou correlações significativas positivas nem negativas com os atributos do solo, tanto químicos quanto físicos, no entanto a matéria orgânica por outro lado se correlacionou positivamente com as bases trocáveis do solo e com os atributos físicos avaliados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do professor Dr. Emanuel Fernando Maia de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4162
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.