Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4168
Título: Biomassa e capacidade de retenção hídrica da serapilheira em sistemas agroflorestais na Amazônia Sul-Ocidental.
Autor(es): Silva, Kézia Ferreira
Palavras-chave: Liteira;
Matéria orgânica;
Serviços ambientais.
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: SILVA, K. F. Biomassa e capacidade de retenção hídrica da serapilheira em sistemas agroflorestais na Amazônia Sul-Ocidental. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura - RO, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharela em em Engenharia Florestal, sob orientação da Profa. Dra. Marta Silvana Volpato Sccoti.
Resumo: Na busca por um sistema alternativo de produção que visa otimizar o uso da terra, conciliando produção florestal com alimentícia, os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes sistema de manejo que podem oferecer a conservação e diminuição da pressão do uso do solo em sistemas agrícolas. A deposição de serapilheira e a capacidade de retenção hídrica e as analises dos seus conteúdos são ferramentas importantes para compreensão e conservação das áreas e suas interrelações com o meio. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi determinar a quantidade de biomassa e a capacidade de retenção hídrica em diferentes frações de serapilheira em ambientes de sistemas agroflorestais na Amazônia Ocidental. O material serapilheira foi coletado em três áreas de sistemas agroflorestais, (SAF 1, SAF 2, SAF 3) localizados no município de Rolim de Moura e, em um fragmento de floresta secundária. No processo de amostragem foram instaladas cinco parcelas de 30 x 30 m em todas as áreas, delimitadas de forma aleatória. A serapilheira foi coletada da camada superficial, utilizando um gabarito de madeira com dimensões 50 x 50 cm, lançado duas vezes de forma aleatória, e posteriormente separadas nas seguintes frações: folhas, galhos, material reprodutivo e material amorfo. Gerou-se dados da quantidade de biomassa e capacidade de retenção hídrica da serapilheira (frações e total). As médias obtidas em cada ambiente foram testadas quanto a normalidade, homogeneidade e comparadas pelo Teste de Tukey. A quantidade de biomassa aportada variou de 7,11 Mg ha-¹ a 9,50 Mg ha-¹ nos SAF 2 e SAF 3, respectivamente. As frações que mais contribuíram para o acumulo de serapilheira, foram folhas nos SAF 1 e SAF 2 apresentando as maiores médias e material amorfo no SAF 3. Com relação à capacidade de retenção hídrica (CRH) os maiores valores foram encontrados no SAF 3 na fração folhas. A estrutura e tipologia vegetal influenciaram nos resultados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura - RO, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharela em em Engenharia Florestal, sob orientação da Profa. Dra. Marta Silvana Volpato Sccoti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4168
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.