Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4169
Título: Morfometria e crescimento de Tectona grandis L. f. em Rolim de Moura, Rondônia.
Autor(es): Farias Neto, José Paulo de
Palavras-chave: Análise de tronco;
Incremento;
Modelos de crescimento.
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: FARIAS NETO, J. P. Morfometria e crescimento de Tectona grandis L. f. em Rolim de Moura, Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura - RO, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob orientação da Profª Drª Karen Janones da Rocha.
Resumo: Compreender as relações morfométricas em conjunto com a análise de tronco permite um diagnóstico e o manejo florestal com maior precisão, além de gerar dados para prognóstico de crescimento e produção. Desta forma, o objetivo é estudar as relações morfométricas para árvores de Tectonas grandis L. f. e avaliar o desempenho da utilização de dados oriundos de análise de tronco parcial como base para a modelagem do crescimento. Os dados foram coletados em 19 parcelas de 20 m x 30 m, para análise de tronco, foi utilizado 63 árvores, das quais foram retirados 4 rolos de incremento com o trado Pressler, totalizando um total de 252 rolos. O plantio apresenta um diâmetro médio de 18,94 cm e uma altura de 18,20 m, com um incremento corrente anual médio em diâmetro de 1,48 cm.ano-1 . As curvas de incremento apresentam uma estagnação no crescimento, que foi verificada pelos índices morfométricos, em especial o grau de esbeltez que apresentou valor de 0,99. O modelo que melhor se ajustou aos dados para estimar o diâmetro sem casca foi o modelo genérico 3 com um erro padrão da estimativa (Sxy%) 13,3 % e um coeficiente de determinação ajustado (R²aj) 0,99, para estimar altura o melhor modelo foi o de Curtis Sxy% 9,90% e R²aj 0,94, a partir desses modelos foram foi gerada a tabela de produção do plantio até o ano 16. O plantio apresenta uma estagnação no crescimento evidenciado pelos índices morfométricos e a análise parcial do tronco, sendo assim recomendado tratos silviculturais para a retomada do crescimento. Devido ao bom ajuste dos modelos genérico 3 e Curtis podem ser utilizados para estimar o crescimento diamétrico e em altura da espécie de Tectona grandis L.f na região de Rolim de Moura, Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura - RO, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob orientação da Profª Drª Karen Janones da Rocha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4169
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morfometria e crescimento de Tectona grandis L. f. em Rolim de Moura, Rondônia..pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.