Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4177
Título: O ensino de física no curso de licenciatura curta em ciências na cidade de Ariquemes – RO (1990-2000).
Autor(es): MARTINS, FLÁVIA
Palavras-chave: História do Ensino de Física;
Formação de Professores;
Rondônia.
Data do documento: 2022
Citação: MARTINS, F. O ensino de física no curso de licenciatura curta em ciências na cidade de Ariquemes – RO (1990-2000). Dissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Dr.ª Cristiane Talita Gromann de Gouveia.
Resumo: Na década 1960, as Licenciaturas Curtas foram criadas a fim de suprir a necessidade de professores para atuar no ensino de ciências de 1º grau. Essa formação ocorria em larga escala e ao menor tempo possível. Nessa esteira, as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas foram as que mais ofertaram esses cursos, sendo que no ano de 1990, as Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), uma instituição privada, sediada no município de Ariquemes – Rondônia, passou a ser uma delas, ofertando o curso de Licenciatura Curta em Ciências, até o ano de 2000. Nesse sentido, temos os seguintes questionamentos: como ocorreu a implantação e o funcionamento deste curso de Licenciatura Curta em Ciências nas Faculdades Integradas de Ariquemes (1990 a 2000)? Como se deu o ensino de Física neste curso de Licenciatura Curta? Para responder essas e outras questões, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: construir uma história do ensino de Física ofertado pelo Curso de Licenciatura Curta em Ciências na cidade de Ariquemes (1990-2000). Para alcançarmos esse objetivo nossas fontes foram os documentos coletados nos arquivos da FIAR, bem como dos arquivos pessoais de ex-alunos e as legislações da época. Como ferramental teórico-metodológico utilizamos a triangulação de dados de Sandra Mathison (1988), o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), e a crítica ao documento de Marc Bloch (2001). Como resultados, observamos que o curso de Licenciatura Curta em Ciências da FIAR não tinha uma habilitação específica, por exemplo, Licenciatura Curta em Ciências com habilitação em (Matemática, Física, Química ou Biologia), sendo assim, o professor formado da FIAR atuaria mais de quinta à oitava séries do 1º grau. Concluímos que o currículo desse curso, havia uma elevada valorização dos conhecimentos específicos da área de exatas, correspondendo mais de 60% da carga horária do curso. Em relação ao ensino de física, observamos que os conteúdos dispostos na ementa da disciplina tinham uma relação muito similar ao livro de Física Fundamental de Bonjorno et al, usado no segundo grau.
Descrição: Dissertação apresentada a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da professora Dr.ª Cristiane Talita Gromann de Gouveia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4177
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de física no curso de licenciatura curta em ciências na cidade de Ariquemes, RO 1990-2000.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.