Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4183
Título: A atividade de ensino de levantamento topográfico: uma proposta didática a partir da Teoria Histórico-Cultural
Autor(es): Silva, Augusto Barbosa
Palavras-chave: Engenheiro-professor
Ensino de topografia
Aprendizagem
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Augusto Barbosa. A atividade de ensino de levantamento topográfico: uma proposta didática a partir da Teoria Histórico-Cultural. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Ensinar não é uma tarefa fácil, tampouco simples, constituindo-se num desafio para qualquer professor, incumbido de organizar o ensino de forma a garantir a aprendizagem. E, no caso de engenheiros-professores, cuja formação técnica é importante nos cursos profissionalizantes, mas não possuem capacitação pedagógica para a docência, os desafios da atividade de ensino são ainda maiores. A pesquisa, objeto desta dissertação, foi motivada pelas necessidades enfrentadas no exercício da docência em turmas do curso técnico em edificações e teve como objetivo geral organizar uma atividade de ensino do conteúdo de levantamento topográfico planimétrico, analisando seus efeitos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes, com vistas à produção de uma proposta didática. Os objetivos específicos foram: 1) Elaborar e desenvolver uma proposta didática que atenda às necessidades de aprendizagem dos estudantes e permita a apropriação do conteúdo; 2) Identificar elementos da proposta didática aplicada que contribuam com a atividade de ensino desse conteúdo; 3) Sistematizar, em formato de material didático, as contribuições metodológicas da proposta didática para divulgação dos resultados. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural. Foi desenvolvida com uma turma de 3° ano do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do IFRO – Campus Porto Velho Calama, na disciplina de Topografia. Participaram da pesquisa 36 estudantes, com idades entre 16 e 19 anos, sendo 23 meninas e 13 meninos. A proposta didática foi desenvolvida a partir de um levantamento diagnóstico dos conhecimentos necessários à aprendizagem do conteúdo e seu domínio por parte dos estudantes. Apoiado nesse diagnóstico, foram planejadas e desenvolvidas tarefas teórico-práticas voltadas à aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Em função do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, as tarefas foram realizadas de forma remota. Os dados foram produzidos por meio de gravações e registros ampliados das aulas, bem como grupos de discussão e análise escrita pelos estudantes da experiência vivenciada. Os dados da pesquisa foram analisados considerando-se os elementos do planejamento da atividade de ensino, a intervenção realizada e os indicadores de aprendizagem. Os resultados apontam para a relevância do planejamento a partir do levantamento de conhecimentos iniciais dos estudantes, a proposição de tarefas desafiadoras, os recursos didáticos e a organização do ensino, com base nas características do conteúdo a ser ensinado e nas necessidades dos estudantes, bem como na garantia da interação contínua entre docente e discentes ao longo de todo processo. Com base na identificação dos elementos que tornaram a proposta educativa bem-sucedida, foi gerado um material didático que contém contribuições metodológicas acerca do conteúdo trabalhado, com o intuito de beneficiar professores e estudantes dessa e de outras disciplinas. Conclui-se que a formação docente, sustentada em sólidos referenciais teóricos sobre o ensino, aprendizagem e organização didática, são imprescindíveis a uma prática pedagógica exitosa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4183
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf6,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.