Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4189
Título: Modos de vida das meninas/mulheres da Vila Princesa: movimentos para práticas educativas outras
Autor(es): Góes, Fernanda Oliveira Costa de
Palavras-chave: Currículo escolar
Práticas educativas
Decolonialidade
Data do documento: 2021
Citação: GÓES, Fernanda Oliveira Costa de. Modos de vida das meninas/mulheres da Vila Princesa: movimentos para práticas educativas outras. 2021. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo descrever os acontecimentos de vida das meninasmulheres da Vila Princesa, problematizando as práticas educativas mobilizadas na Escola João Afro. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: o que acontece com as meninasmulheres da Vila Princesa e quais as implicações desses acontecimentos na escola? Quais os efeitos do modo de vida na Vila Princesa para a condição feminina? Como o Instituto Federal de Rondônia pode desenvolver ações na Vila Princesa, no sentido de ampliar formas de vida na comunidade? Partindo dessas inquietudes, a atitude metódica assumida para a pesquisa se baseia nas ideias filosóficas de Ludwig Wittgenstein, com jogos de linguagem, e de Jacques Derrida, com a desconstrução, por meio de jogos ficcionais de cenas ou texto dialógico, sendo que os encadeamentos discursivos foram feitos por meio de citações e enxertias na prática de narrar. Fez-se uso de jogos de linguagem em práticas culturais significadas em diferentes momentos dentro da Vila. A pesquisa se deu por meio de visitas realizadas em 10 residências localizadas ao derredor da Escola João Afro Vieira, além de um encontro individual com uma professora que atua na escola e dois encontros virtuais com a participação de seis professoras e a coordenação pedagógica, realizados no período de 2020 a 2021. A análise das questões foi realizada por meio de diálogos ficcionais, traçados nos rastros das vozes ecoadas nas visitas e encontros. As vozes das meninas-mulheres, professoras e coordenação pedagógica são o corpus da pesquisa, mobilizado nos encontros, e que deram visibilidade aos acontecimentos e modos de vida dentro da Vila, através de performances criadas em jogos de cenas. Os resultados apontam que é necessário traçar ações específicas para contribuir com as práticas educativas mobilizadas por meio do currículo, com foco no sucesso escolar das meninas, tendo em vista a melhoria da condição de vida desse grupo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4189
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.