Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4194
Título: Implantação do programa 5s no cartório da 1ª vara cível da comarca de Guajará-Mirim
Autor(es): Ribeiro, Ricardo Souza
Palavras-chave: Programa 5S
Qualidade
Celeridade
Data do documento: 2018
Citação: RIBEIRO, Ricardo Souza. Implantação do programa 5S no cartório da 1ª vara cível da comarca de Guajará-Mirim. 48 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo implementar o Programa 5S no Cartório Judicial da 1ª Vara Cível, como projeto piloto da comarca de Guajará-Mirim. Foi apresentada a problemática da unidade judiciária, que consiste, principalmente, na dificuldade de organização do espaço físico, congestionando e dificultando a condução dos processos de forma célere. Diante da necessidade de conscientização de todos com relação ao programa 5S, como forma de solucionar os problemas relacionados às tarefas cotidianas decorrentes da inobservância dos cinco sensos. Justifica-se o presente estudo frente à revitalização do Cartório da 1ª Vara Cível e a implantação do programa 5S na observância de que este servirá de base para o início de um processo adequado de melhorias na Comarca de Guajará-Mirim, como forma de desenvolver as atividades com mais facilidade, focando a satisfação da sociedade e dos colaboradores ali inseridos. De forma sucinta, foi apresentado o referencial teórico dos cinco sensos: utilidade ou separação/seleção, organização, limpeza, segurança e autodisciplina, além de uma breve explanação dos conceitos de Administração Pública e da Gestão no Poder Judiciário de Rondônia, como forma de justificar a implantação do programa 5S. O estudo em questão tem viés descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em consonância com as seguintes etapas: visita técnica para diagnóstico do ambiente; identificação das necessidades da unidade; palestra de sensibilização; registro fotográfico do ambiente para efeito de comparação; viabilização para equipes de suporte; aplicação dos três primeiros sensos e para finalizar, a tentativa de aplicação dos dois últimos sensos. Como resultados alcançados, pode-se destacar a organização do espaço com a consequente liberação de espaço físico, motivação e envolvimento dos colaboradores, melhorando a qualidade sob vários aspectos, principalmente na gestão dos processos e do clima organizacional. A principal dificuldade encontrada para a manutenção do programa 5S no ambiente supramencionado é o excesso da demanda de processos e o grande volume de clientes que adentram no cartório solicitando informações.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4194
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Souza Ribeiro_vedado.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.