Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4196
Title: Fidelização de clientes: uma análise da satisfação dos clientes dos restaurantes de Guajará-Mirim/RO
Authors: Serra, Eleonett Dorado Gomes
Keywords: Marketing
Satisfação do cliente
Fidelização
Issue Date: 2013
Citation: SERRA, Eleonett Dorado Gomes. Fidelização de clientes: uma análise da satisfação dos clientes dos restaurantes de Guajará-Mirim/RO. 63 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2013.
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso está embasado em referências bibliográficas e pesquisa de campo, evidenciando que cativar os clientes, superando sempre, suas expectativas é a chave para a fidelização. É fundamental enfatizar, que mesmo tendo as suas preferências mutáveis, o consumidor não abre mão da qualidade e do bom atendimento. A conquista e a obtenção de novos clientes têm se tornado decisivo para a permanência e expansão das organizações. Entretanto, é imprescindível que as empresas proporcionem aos clientes o máximo de satisfação relacionada às expectativas desses com a aquisição de algum produto ou serviço. Através da pesquisa foi possível tomar conhecimento do nível de satisfação dos clientes. Através da pesquisa será possível as empresas tomarem conhecimento do nível de satisfação do cliente, tornando-se uma grande fonte de informação, e assim tomar as iniciativas para o planejamento e controle empresarial. O ramo de restaurante também necessita atingir metas, manter seus clientes e, principalmente, ter informações a respeito de sua satisfação. A qualidade da matéria prima e da mão de obra são alguns dos pontos primordiais na busca pela satisfação dos clientes. A área de restaurantes pleiteia procedimentos adequados para o monitoramento insistente dessa satisfação e, para isso, é preciso um agrupamento de experiência, dos quais tenham influência na satisfação do cliente e, portanto, na qualidade observada do serviço oferecido pela empresa. Este estudo caracterizou-se pela necessidade em analisar o nível de satisfação dos clientes frequentadores de restaurantes localizados na cidade de Guajará-Mirim/RO. Por ser um assunto que gera questionamento quanto a atendimento, qualidade, inovação nos pratos ofertados e que requer um aprimoramento constante nos sabores é que se questionaram: Os restaurantes de Guajará-Mirim estão acompanhando essas mudanças? Estão realmente se aprimorando? E aproveitando o que a cidade oferece de melhor da sua cultura? Os resultados evidenciaram que os clientes dos restaurantes de Guajará-Mirim possuem um nível alto de satisfação com relação à grande parte dos atributos que foram abordados no estudo da pesquisa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4196
Appears in Collections:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ELEONETT DORADO_vedado.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.