Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4218
Título: Indicadores de qualidade do solo em área de nascente em processo de recuperação da Zona da Mata Rondoniense.
Autor(es): Ferreira, Jaqueline Tosi
Palavras-chave: Recuperação de áreas;
Indicadores de qualidade ambienta;
Atributos do solo.
Data do documento: 2022
Citação: FERREIRA, J. T. Indicadores de qualidade do solo em área de nascente em processo de recuperação da Zona da Mata Rondoniense. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação da professora Dra. Marta Silvana Volpato Sccoti.
Resumo: O solo é um importante indicador da qualidade do ambiente em programas de recuperação de áreas degradadas.. O conhecimento das suas propriedades físicas e químicas é de suma importância para o maior sucesso na recuperação em áreas agrícolas e florestais. O objetivo deste trabalho foi analisar os atributos físicos e químicos do solo em uma área de nascente em processo de recuperação. O estudo foi conduzido em uma de 0,17ha em uma propriedade rural localizada no município de Rolim de Moura, pertencente à Zona da Mata Rondoniense. A área recebeu o programa de recuperação em 20xx e atualmente conta uma vegetação arborea estabelecida, formando três estratos verticais. Os solos da região é do tipo Latossolo- Vermelho-Amarelo. As coletas de solo foram realizadas em 10 parcelas ao longo de um transceto de 160m de comprimento, nas quais foram coletadas 1 amostra em cada parcela e foram submetidas a análise no Laboratório de Solos da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Rolim de Moura para as análise de granulometria e análises químicas: pH, H+Al, Al, Ca, Mg, K e P, carbono orgânico total (COT) e matéria orgânica (M.O). O solo foi caracterizado como distrófico, arenoso, com leve acidez, alto teor de alumínio, baixo teor de M.O, baixo teor de COT, baixa capacidade de troca de cátions (CTC) e baixa saturação por bases. A baixa quantidade de matéria orgânica e bases pode estar associada a sua granulometria. De forma geral, verifica-se que mesmo após 13 anos em estado de recuperação da área os problemas relacionados à degradação do solo prevalecem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação da professora Dra. Marta Silvana Volpato Sccoti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4218
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indicadores de qualidade do solo em área de nascente em processo de recuperação da Zona da Mata Rondoniense.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.