Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4225
Título: Processos de apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico digital por professores de ciências da natureza na rede pública estadual de Machadinho D’Oeste, Rondônia.
Autor(es): Nascimento, Francisca Raquel Santos do
Palavras-chave: Formação de Professores;
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
Ciências da Natureza.
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, F. R. S. do. Processos de apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico digital por professores de ciências da natureza na rede pública estadual de Machadinho D’Oeste, Rondônia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação da Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia.
Resumo: No estado de Rondônia, e especificamente na Coordenadoria de Educação de Machadinho D’Oeste, desconhecemos pesquisas que estudam a apropriação de tecnologias digitais propostas na formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza. Nesse sentido, esta dissertação teve como problema de pesquisa: que concepções os professores de Ciências da Natureza da rede pública de ensino de Machadinho D’Oeste-RO têm sobre os processos de apropriação de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos digitais? Para responder tal questão, tivemos como objetivo geral analisar os processos de apropriação de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos digitais em Ciências da Natureza, mobilizados por professores da rede pública de ensino de Machadinho D’Oeste- RO. O estudo teve, como principais aportes teóricos, autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação docente e o uso das TDICs, delineado por uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como base o Paradigma Indiciário, compreendendo a microanálise como parte de uma trilha metodológica que nos possibilita conhecer os elementos individuais a partir dos detalhes que compõem a prática de cada sujeito. Durante o processo metodológico, foram realizados levantamentos de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, e ainda a busca de informações em documentos, tal como documentos legislativos e educativos (Parâmetro Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular). O mais próximo da real inserção de recursos tecnológicos e digitais no respectivo município ocorreu no momento pandêmico e, nesse sentido, não houve por parte dos docentes uma apropriação tecnológica, mas uma imposição e consequentemente a utilização abrupta, subjetiva e desconhecida desses artefatos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação da Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4225
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.