Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4233
Título: Análise dos níveis de ruídos em serra tipo circular em uma fábrica de estofados no município de Rolim de Moura – RO.
Autor(es): Medeiros, Jhenyfer Mayara Kuss
Palavras-chave: Manutenção
Calibração
Data do documento: 2022
Citação: MEDEIROS, J. M. K. Análise dos níveis de ruídos em serra tipo circular em uma fábrica de estofados no município de Rolim de Moura – RO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura-RO, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheira Florestal, sob orientação da Profa. Dra. Sylviane Ribeiro Beck.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mensurar os níveis de ruídos produzidos pelas serras circulares durante o corte da madeira para a fabricação de estofados como sofás e camas no município de Rolim de Moura, Rondônia, e verificar os equipamentos de proteção individual utilizados pelos funcionários durante a operação das máquinas. Para a mensuração dos níveis de ruídos foi utilizado um decibelímetro digital HDB-911 da marca HIKARI devidamente calibrado antes do uso. A calibração do equipamento é feita assim que o mesmo é ligado, deixando-o parado em uma posição em que não haja interferências nos valores por mau posicionamento do aparelho e mau uso do responsável pela medição. foi realizada uma medição por hora em cada serra com duração de um minuto cada, nas 8 horas de trabalho, e no ouvido do operador o mesmo procedimento. A coleta dos dados foi realizada em três dias de trabalho contínuo onde foram avaliados o uso dos equipamentos de segurança e a variação dos ruídos. Os resultados obtidos possibilitaram a análise dos riscos auditivos que os trabalhadores estão expostos durante a realização do serviço de cortes de madeira, com eles podemos propor medidas para a mitigação desses riscos, verificamos também a situação de insalubridade da empresa. Durante esse período também foram analisados os tipos de equipamentos de proteção individuais que o operador estava usando. Uma das medidas de controle sugeridas é a manutenção periódica dos equipamentos e a realização de treinamentos de capacitação e orientação do uso dos EPIs, informando os riscos que o operador estará suscetível naquele determinado local de trabalho se não estiver cumprindo todas as exigências impostas ao nível de periculosidade em que estão expostos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura-RO, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheira Florestal, sob orientação da Profa. Dra. Sylviane Ribeiro Beck.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4233
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.