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Título: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE.
Autor(es): Vanin, Camila
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas;
Ensino de Química;
Tabela Periódica dos Elementos.
Data do documento: 2022
Citação: VANIN, C. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): tabela periódica tradicional versus PTABLE. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda.
Resumo: Quando o assunto é Tabela Periódica dos Elementos (TPE) ainda há dificuldades, tanto na forma que é apresentada pelo professor quanto na compreensão do aluno. Partindo da necessidade de buscar novos métodos de ensino que envolva mais ativamente o aluno na sua própria aprendizagem, o presente estudo tem o objetivo de aplicar e avaliar a metodologia de ensino conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou do inglês Problem Based Learning (PBL) unida ao Ptable, aplicativo da web para o estudo da Tabela Periódica dos Elementos, buscando identificar possíveis benefícios que esta proposta tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia empregada na aplicação do ABP consistiu na apresentação da Tabela Periódica a 22 alunos participantes do 9° ano B do Ensino Fundamental da escola Nilson Silva, localizada em Rolim de Moura/RO, para que, em grupos, formulem problemas na aprendizagem da tabela periódica e mais tarde, em grupos, apresentarem as possíveis soluções. Para isso, os participantes responderam a dois questionários com perguntas fechadas, um com o objetivo de conhecer o aluno e outro para averiguar como se sentiram após a participação da pesquisa. Além disso, os participantes responderam a dois testes, ambos com perguntas fechadas, com o intuito de comparar a desenvoltura dos participantes em relação a TPE tradicional versus Ptable. Os dados gerados na pesquisa foram tratados de modo estatístico por meio do teste Qui-quadrado (X2 ) seguido do teste de McNemar para análise dos questionários e o teste t de Student para averiguar se houve diferença significativa na comparação entre tabela tradicional e interativa. Observou-se certa adaptação da referida metodologia pela maioria dos vinte e dois participantes. No que se refere a comparação entre os testes tradicional versus Ptable, os participantes apresentaram desempenho relativamente maior no teste realizado com o uso da tabela tradicional. Partindo da premissa de que os participantes utilizaram a ABP em conjunto com a tabela tradicional a fim de resolver problemas, o presente resultado, leva a acreditar que os benefícios da metodologia aplicada, superaram a familiaridade e compreensão dos participantes em relação as tecnologias digitais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, RO, como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Hissashi Takeda.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4234
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

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