Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4243
Título: O grande veleiro navegando pelo Rio Madeira: relatos de ação educativa em uma exposição em Porto Velho
Autor(es): Bandeira, Cléber Felipe Araújo
Palavras-chave: Ação educativa
Sensibilidade
Bordado
Data do documento: 2023
Citação: BANDEIRA. Cléber Felipe Araújo. O grande veleiro navegando pelo Rio Madeira: relatos de ação educativa em uma exposição em Porto Velho. 2023. 41 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um relato e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades relacionadas à exposição O Grande Veleiro, a qual aconteceu em Porto Velho em abril de 2022, realizada pelo SESC Rondônia em parceria com a Casa de Cultura Ivan Marrocos, produzida pelo autor deste trabalho. O artista abordado naquela exposição, Arthur Bispo do Rosário, foi considerado louco, e por isso subjugado e deixado à margem. Porém, isso não o impediu de construir uma impressionante enciclopédia poética, com a finalidade de (re) apresentar o Mundo a Deus – sua obra mudou a forma como vemos a arte produzida por esquizofrênicos. O objetivo deste trabalho foi traçar uma linha, partindo da trajetória do artista (sua vida e obra), que me permitisse a descrição e análise dos materiais educativos que tem sido disponibilizado a docentes das cidades que vem recebendo a exposição. Por fim, apresentamos o relato de uma atividade de arte-educação que foi desenvolvida junto a um grupo de senhoras com mais de sessenta anos, vinculadas à instituição que realizou o evento. Através desse relato, buscamos mostrar como as memórias pessoais e coletivas são um fator importante, para o despertar da sensibilidade no processo do fazer artístico de cada um.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4243
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.