Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4244
Título: Avaliação da qualidade da água da chuva captada por telhado para fins não potáveis
Autor(es): Bento, Amanda Quinhones
Palavras-chave: Precipitação
Sustentabilidade
Aproveitamento
Data do documento: 2014
Citação: BENTO, Amanda Quinhones. Avaliação da qualidade da água da chuva captada por telhado para fins não potáveis. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2014.
Resumo: As crescentes pressões antrópicas como o crescimento populacional, os grandes aglomerados urbanos, a industrialização, a falta de consciência ambiental tem comprometido quali-quantitativamente as fontes de recursos hídricos. E uma forma que tem se sobressaído ao combate da escassez hídrica é o aproveitamento da água da chuva, por ser relativamente barato, além de abranger diversos usos não potáveis como: descarga em bacias sanitárias, lavagem de calçadas e veículos, fins ornamentais entre outros, de maneira que diminui o consumo de água tratada e de alta qualidade, configurando-se uma forma de sustentabilidade. De tal modo, o armazenamento e a utilização da água da chuva trazem vantagens não somente econômicas ao usuário, mas também sob o ponto de vista da qualidade ambiental e de controle de enchentes urbanas, visto que essa água não é mais lançada na rede de drenagem pluvial. Para o emprego da água da chuva é imprescindível o conhecimento de suas características qualitativas, de modo a definir adequadamente seu uso, visto que a sua qualidade é diretamente influenciada pela superfície por onde a água passa para ser captada, pois esta retém impurezas e outros materiais que quando carreados pela água alteraram sua qualidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da água da chuva com captação em telhado, com a finalidade de indicar quantos milímetros do início de cada evento de precipitação precisam ser descartados para sua utilização. A área de estudo está localizada no campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia, onde foram analisados 12 eventos de precipitação com coleta da água através de telhado e armazenamento dos cinco primeiros milímetros (individualmente) do início da chuva. Foram realizadas análises químicas, físicas e biológicas, com o intuito de comparar com os padrões de qualidade dispostos na legislação brasileira para a definição da quantidade de milímetros do início de cada evento de precipitação que devem ser descartados para seu enquadramento na NBR 15527/2007, Resolução CONAMA nº 357/2005 e nº 274/2000. Com os resultados obtidos, observou-se que os valores de coliformes totais e Escherichia coli estiveram acima do previsto pelas normatizações, entretanto uma solução simples que possibilita o uso da água é seu tratamento através da cloração. Os resultados também demonstraram o decrescente acúmulo de impurezas no decorrer dos primeiros milímetros de chuva, assim aconselha-se o descarte do primeiro milímetro de cada evento de precipitação, o que acarretará uma considerável minimização dos coliformes e consequentemente da quantidade de cloro necessária para a desinfecção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental, sob a orientação da Profª Drª Ana Lúcia Denardin da Rosa
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4244
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AMANDA_QUINHONES_ BENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.