Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4245
Título: Análise musical nas aulas de violão na comunidade
Autor(es): Rodrigues, Lucélia Chavito
Palavras-chave: Recital
Violão
Haitiano
Data do documento: 2022
Citação: RODRIGUES, Lucélia Chavito. Análise musical nas aulas de violão na comunidade. 2022. 43 f. Relatório (Graduação em Licenciatura em Música) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A proposta deste relatório de Trabalho de Conclusão de Curso – Recital, com este grupo de crianças haitianas, é mostrar as experiências pedagógicas vividas com ensino do instrumento violão. A socialização é uma atividade basilar para futuros docentes de música entenderem a importância do papel do professor na sociedade (MONTEIRO, 2012. p. 188).Experiência é um substantivo feminino, e com a sensibilidade feminina do cuidado enveredei por esta ação de Educação Musical, seguindo a metodologia científica para a elaboração do pré-projeto e para a confecção do relato aqui exposto. Identifico-me como uma profissional da docência em música, e relato aqui minha trajetória, informando as atividades desenvolvidas com o grupo, no decorrer do segundo semestre do calendário acadêmico da UNIR de 2021. A música tem um papel importante na formação do cidadão e, na sociedade como um todo, permitindo que o indivíduo seja protagonista a partir do seu conhecimento no mundo. Nossa sociedade afirma isso em nossa Constituição Federal, com a compreensão sobre o direito às artes, e na Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 que concebe o ensino de artes na rede básica de ensino como Direito de Todos. A Música, e, específico, contou com a Lei nº 11.769/2008, que serviu de porta de entrada para a garantia das outras artes na Base Nacional Comum Curricular, de 2019. Estas garantias legais ainda assim não são garantias para o cidadão brasileiro ter o acesso musical como rotina ao seu redor nos lugares onde habita.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4245
Aparece nas coleções:Música (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.