Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Daniela Araújo | - |
dc.contributor.author | Morais, Dinara do Nascimento Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T14:28:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T14:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Daniela Araújo, MORAIS, Dinara do Nascimento Silva. Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças.31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4254 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem objetivo de analisar fatores extraescolares que interferem no processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados e analisados à luz das matrizes teóricas que embasam esta pesquisa. A base teórica da investigação foi ancorada em estudos de Kato, (1986), Tfouni (1988) Freitas (1991); Leffa (1994), Teberosky (1994), Kleiman (1995) Soares (1998; 2011, 2016, Silva (1999), Jose e Coelho (2001), Leite (2001), Ferreiro (2008), Caliman (2009), ; Ilha; Marques; Marques e Ilha (2010), Krug (2011). Os resultados apontam que as concepções de alfabetização não refletem o amplo sentido do termo. Que aprendizagem da leitura e escrita como ato mecânico, persiste em certa medida. Infere-se que o método tradicional - sintético e analítico, ainda tem espaço na prática alfabetizadora, apesar dos discursos favoráveis ao método fônico e as teorias construtivistas, e que as diferentes correntes alfabetizadoras vêm envidando esforços intelectuais visando a eficácia do processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:28:19Z No. of bitstreams: 1 DANIELA E DINARA.pdf: 742268 bytes, checksum: 89f6319288ea7c8460a74e0a60ae233f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:28:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANIELA E DINARA.pdf: 742268 bytes, checksum: 89f6319288ea7c8460a74e0a60ae233f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-01T14:28:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANIELA E DINARA.pdf: 742268 bytes, checksum: 89f6319288ea7c8460a74e0a60ae233f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-01T14:28:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELA E DINARA.pdf: 742268 bytes, checksum: 89f6319288ea7c8460a74e0a60ae233f (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA E DINARA.pdf | 724,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.