Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4254
Title: Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças
Authors: Vasconcelos, Daniela Araújo
Morais, Dinara do Nascimento Silva
Keywords: Alfabetização
Letramento
Práticas pedagógicas
Issue Date: 2021
Citation: VASCONCELOS, Daniela Araújo, MORAIS, Dinara do Nascimento Silva. Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças.31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Abstract: O presente estudo tem objetivo de analisar fatores extraescolares que interferem no processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados e analisados à luz das matrizes teóricas que embasam esta pesquisa. A base teórica da investigação foi ancorada em estudos de Kato, (1986), Tfouni (1988) Freitas (1991); Leffa (1994), Teberosky (1994), Kleiman (1995) Soares (1998; 2011, 2016, Silva (1999), Jose e Coelho (2001), Leite (2001), Ferreiro (2008), Caliman (2009), ; Ilha; Marques; Marques e Ilha (2010), Krug (2011). Os resultados apontam que as concepções de alfabetização não refletem o amplo sentido do termo. Que aprendizagem da leitura e escrita como ato mecânico, persiste em certa medida. Infere-se que o método tradicional - sintético e analítico, ainda tem espaço na prática alfabetizadora, apesar dos discursos favoráveis ao método fônico e as teorias construtivistas, e que as diferentes correntes alfabetizadoras vêm envidando esforços intelectuais visando a eficácia do processo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4254
Appears in Collections:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA E DINARA.pdf724,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.