Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4255
Título: Expectativas e desafios no processo de inclusão dos primeiros acadêmicos surdos da Universidade Federal de Rondônia Campus Guajará-Mirim.
Autor(es): Rodrigues, Franciene Moura
Brito, Thaís Alícea
Palavras-chave: Inclusão
Pessoa surda
Ensino Superior
Data do documento: 2020
Citação: RODRIGUES, Franciene Moura, BRITO, Thaís Alícea. Expectativas e desafios no processo de inclusão dos primeiros acadêmicos surdos da Universidade Federal de Rondônia Campus Guajará-Mirim. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: O Campus de Guajará-Mirim, Universidade Federal de Rondônia voltou recentemente, o olhar para a inclusão da pessoa com surdez, recebendo nos anos de 2016 e 2019, as primeiras acadêmicas surdas, que ora uma está em fase de conclusão do curso de Pedagogia. Com base no problema: qual a visão das alunas surdas sobre o processo de inclusão na Unir, Campus de Guajará-Mirim? O presente estudo teve o objetivo de compreender a concepção das alunas surdas, sobre o processo de inclusão na Unir, Campus de Guajará-Mirim. Para tal, caracteriza a Educação Inclusiva, descreve o processo de inclusão dos alunos surdos no Ensino Superior e discute as expectativas e desafios vivenciados pelas primeiras alunas surdas na Unir, Campus Guajará-Mirim. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva do tipo bibliográfica e de campo, realizada no período de março a outubro de 2020. A base teórica inclui estudos de Lacerda (2006), Moura (2016), Brasil (2020), Quadros (2004), Machado (2010), Campos (2009), Barbosa e Ferreira (2019) e outros. A amostra representativa da população foi composta por três acadêmicas surdas dos cursos de Pedagogia e Letras/Português. Como técnica e instrumento de coleta utilizou-se simultaneamente, a entrevista e o questionário estruturado com perguntas objetivas. A entrevista foi realizada através do Google Meet, com dias e horários distintos para cada participante. Os dados foram analisados com base no referencial teórico que fundamentou o estudo. O resultado demonstra um grau de satisfação que evidencia que as expectativas das alunas foram em parte atendidas e apontam aspectos que precisam ser revistos e melhorados pela gestão da instituição. Logo, o fato de ouvir o ponto de vista das alunas, proporcionou verificar os fatores nos quais elas percebem como fundamentais para o seu processo de inclusão no ambiente universitário.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4255
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIENE MOURA E THAIS ALÍCEA.pdf432,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.